São Paulo, quarta-feira, 15 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Luis Crispino
QUASE LÁ
Grávida de nove meses do publicitário Roberto Justus, a apresentadora Ticiane Pinheiro posa para Luis Crispino às vésperas da chegada de Rafaella


LAÇOS DE FAMÍLIA

"Estão desrespeitando Oscar Niemeyer"

O arquiteto Carlos Magalhães da Silveira, 76, ex-genro de Oscar Niemeyer, 101, deixou recentemente o conselho da Fundação Oscar Niemeyer. Eles divergiram sobre o projeto da Praça da Soberania, abandonado em fevereiro por desrespeitar as regras de tombamento de Brasília. Magalhães dispara contra os colaboradores do ex-sogro. Ainda assim, continua representando o escritório de Niemeyer no DF.

 

FOLHA - O senhor rompeu com Oscar Niemeyer?
CARLOS MAGALHÃES - Deixei a fundação, mas não vou sair do escritório. Só se me tirarem de lá. A relação se deteriorou em função de algumas pessoas que estão em volta do Oscar hoje, como o [José Carlos] Sussekind, engenheiro calculista do escritório, e o Jair Valera, que toca os projetos. Eles não são da minha filosofia de trabalho.

FOLHA - Por que vocês brigaram?
MAGALHÃES - Fui contra a construção da Praça da Soberania. Falei contra o projeto e sei que o Oscar não gostou. Não é porque ele muda de ponto de vista que eu vou sair correndo atrás. Ele projetou um obelisco com cem metros de altura e uma galeria de ex-presidentes. Para que mais um museu aqui? Depois, propôs baixar o obelisco para 50 metros. Vieram me perguntar e eu disse que, da próxima vez, ele baixaria para 25. O governador José Roberto Arruda [do DF] e o secretário de Cultura só querem saber da mídia que o Oscar pode dar. Ele está no fim da vida e, pressionado por esse grupo do Rio e pelo governo, está sendo usado de forma ruim para a biografia dele.

FOLHA - Como essas pessoas influenciam o Niemeyer?
MAGALHÃES - Na nossa idade, você não é mais influenciado, você aceita tudo. O Oscar está enxergando mal. Tem a arquitetura na cabeça, mas o traço não tem a mesma destreza. É uma sacanagem esse pessoal fazer ele desenhar joia. O Oscar, com a história que tem, vai lá desenhar joia para a H.Stern? Estão desrespeitando a figura dele, para tirar a última gota da garapa.

FOLHA - Como fica seu relacionamento com a família?
MAGALHÃES - As pessoas acham que, por ter sido genro dele, tenho que concordar com tudo que ele fala. Era assim lá na corte do Luís 14, em que, na hora em que o rei tirava a mão da cabeça do súdito, você estava f... Não falo com o Oscar há três, quatro meses, mas não vou cortar o vínculo funcional. Ele precisa de mim para discutir e aprovar os projetos dele.

 


Jair Valera, do escritório de Niemeyer, diz não ter "nada a falar" sobre as declarações de Magalhães. Ana Lucia Niemeyer, neta do arquiteto e diretora da fundação, considera "contraditório" que Magalhães continue na empresa de arquitetura, apesar do desgaste com a equipe. "Ele foi contra um projeto do próprio Niemeyer. Não há animosidade da parte do Oscar, apesar de ele ter dito que meu avô está gagá". Segundo ela, a linha de joias da H.Stern não é "assinada" por Niemeyer, que "só autorizou o uso de seu traço".

ATRAVESSOU O SAMBA
A Promotoria do Meio Ambiente instaurou inquérito para que a Subprefeitura da Penha faça uma vistoria na quadra da escola de samba Nenê de Vila Matilde. A agremiação havia sido autuada pelo Psiu (Programa de Silêncio Urbano) no início do ano, por falta de isolamento acústico, e deixou de enviar representante a uma reunião convocada pelo MP em junho. Alberto Alves da Silva Filho, presidente da Nenê, diz que a quadra atualmente está fechada para reforma e que receberá o isolamento acústico até setembro.

BALANÇA
O motorista de ônibus Márcio José de Oliveira, que atropelou e matou a ciclista Márcia Regina de Andrade Prado na avenida Paulista, em janeiro, foi denunciado pelo Ministério Público e responderá a processo criminal por homicídio culposo. O veículo conduzido por ele atingiu Márcia depois que Márcio tentou ultrapassá-la na pista. Quatro testemunhas do acidente já foram convocadas para depor no caso.

HOMENS AZUIS
O trio americano Blue Man Group, que mistura teatro, mímica e música, voltará ao Brasil com a turnê "How to Be a Megastar 2.0". Farão 15 apresentações no Credicard Hall, em SP, de 2 a 13 de setembro. Os ingressos começam a ser vendidos hoje pra clientes Citibank e no dia 22 para o público em geral. Os carecas azuis também se apresentam no Rio, entre os dias 16 e 20 de setembro.

PEDE PARA ENTRAR
O "fanfarrão" tenente Fábio, para quem o capitão Nascimento dirigia o já clássico "Pede pra sair, 02!", voltará em "Tropa de Elite 2". O ator Milhem Cortaz deve retomar o papel no longa, que terá ensaios no final deste ano e será rodado no início de 2010.

MICHAELS
O after-hours Hell's Club completa quatro anos no clube Vegas, na rua Augusta, com uma festa especial no dia 18. O evento, criado nos anos 90 e que estimula seus frequentadores a se fantasiarem, "intimou" os habitués a irem vestidos de Michael Jackson. A ideia é que cada um encarne o cantor em uma fase diferente da carreira.

CARANGOS E MOTOCAS
O autódromo de Interlagos deu mais um passo para abrigar uma prova da MotoGP, o mundial de motovelocidade. A prefeitura enviou carta a Carmelo Ezpeleta, dirigente da empresa que organiza a categoria, solicitando as condições e o orçamento para a realização da corrida na cidade no primeiro semestre de 2010. A conta deve ser paga por patrocinadores.

RECORDE
A exposição de Vik Muniz no Masp, que acaba no domingo, deve ultrapassar a marca de 180 mil espectadores. É a maior visitação a uma mostra de arte contemporânea no museu.

CAMINHO DAS PEDRAS
O Museu Carlos Costa Pinto, em Salvador, ameaçado de fechar por falta de verbas, tentará levantar R$ 100 mil, pela Lei Rouanet, para construir banheiros para deficientes e reformar o pátio do local.

CIRQUE DO SEU ZÉ
Após a temporada do Cirque du Soleil, Fortaleza recebe agora uma paródia do espetáculo "Quidam", da trupe canadense. A Companhia Cearense de Molecagem acaba de estrear "Quidânese - o Cirqu do Seu Zé".

PRIMEIRA FILA
A próxima novela da Globo, "Viver a Vida", com Taís Araujo e Alinne Moraes nos papéis de modelos internacionais, deve ter críticos e editores de moda reais na primeira fila dos desfiles da trama. "É preciso parecer real", diz a diretora Teresa Lampreia, que visitou a SP Fashion Week para "conhecer melhor o universo da moda".

CURTO-CIRCUITO
O MAM recebe convidados amanhã para a abertura da exposição "Roberto Burle Marx 100 anos: a Permanência do Instável", a partir das 20h.
O ESPETÁCULO DE DANÇA "Por Que Tenho Essa Forma?" estreia hoje, no Sesc Consolação. Livre.
A INSTALAÇÃO "Casa de Espelhos", da artista Lucia Koch, estará aberta para visitação a partir de hoje, na galeria Vitrine da Paulista, da Caixa Cultural.
O CONSULTOR DE ARTE Marc Dubois ministra a partir de amanhã o curso "Um Passeio Pela Vida e a Obra de Marcel Duchamp", na Livraria da Vila da Lorena.
OS CHEFS Carlos Ribeiro e Juliana Higa iniciam hoje curso de confeitaria, no restaurante Na Cozinha.
A MERCEARIA DO FRANCÊS oferece a partir de hoje um menu especial em homenagem à queda da Bastilha.
JOÃO CAMARGO , da Camargo Alfaiataria, inaugura hoje uma loja na alameda Lorena, nos Jardins.
A APRESENTADORA Sarah Oliveira lança hoje o site www.colheradacultural.com.br, com dicas sobre cultura, moda, gastronomia e televisão.
O PILOTO E DJ Raul Boesel comanda amanhã as carrapetas do clube Hi-Fi. Classificação: 18 anos.

com ADRIANA KÜCHLER e DIÓGENES CAMPANHA e LEANDRO NOMURA


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: O show não para
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.