São Paulo, quarta-feira, 15 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em 20 anos, canal filtra audiência jovem

DA REPORTAGEM LOCAL

Em meados dos anos 80, "I Want My MTV" era o que se lia nas camisetas de nove entre dez adolescentes descolados dos EUA. A MTV, que entrara no ar em 81, se confirmava como hit da década.
O trecho da música "Money for Nothing", do Dire Straits, na verdade uma crítica à sociedade de consumo, havia sido convertido em hino da geração que queria sua MTV.
Primeira emissora a ter como alvo pessoas de 12 a 34 anos, a MTV passou a ser sinônimo de música e de comportamento jovem, levando, com o título, as críticas inerentes a ele -ela seria, assim, uma TV tão descartável quanto seu público.
Em 83, a MTV faz seu primeiro estardalhaço ao exibir "Thriller" (Michael Jackson), com 14 minutos.
Iniciava-se ali a demanda por uma indústria de clipes. Ou, como diz o presidente do canal nos EUA, Tom Freston: "Não é que a MTV tenha mudado a indústria da música, mas a ajudamos a enxergar quem é o seu público". (CA)



Texto Anterior: MTV aplaude os clipes a que você mal assistiu
Próximo Texto: MTV no tempo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.