São Paulo, terça-feira, 15 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

TV Aberta

Um Casal Quase Perfeito Record, 14h20. (The Cutting Edge). EUA, 1992. Direção: Paul Michael Glaser. Com D.B. Sweeney, Moira Kelly, Roy Dotrice, Terry O'Quinn Kate Mosley é uma patinadora talentosa e mimada. Doug Dorsey é um jogador de hóquei talentoso e arrogante. O único meio de os dois realizarem seus sonhos de ir para a Olímpiada é se juntar e formar uma dupla de patinação artística.

Os Batutinhas    Globo, 15h50. (The Little Rascals). EUA, 1994, 83 min. Direção: Penelope Spheeris. Com Travis Tredford, Kevin Jamal. Quando Batutinha, líder de um clube do Bolinha, pilha um de seus membros namorando, a garota pega um carro e, desastradamente, destrói a sede do clube. Comédia familiar.

Premonição 2   SBT, 22h30. (Final Destination 2). EUA, 2003, 90 min. Direção: David R. Ellis. Com Ali Larter, A.J. Cook, Michael Landes. Mais do mesmo: garota prevê um grave acidente na estrada e, com isso, consegue evitar a morte de seus amigos. Logo descobrirá que não evitou, apenas adiou. Terror. Inédito.

Intercine Globo, 1h55. As propostas para terça envolvem filmes com elencos de peso. São eles "O Reencontro" (1983, de Lawrence Kasdan, com Tom Berenger, William Hurt, Glenn Close, Jeff Goldblum, Kevin Kline) e "Assassinato por Morte" (1976, de Roger Moore, com Peter Sellers, Alec Guinness, Peter Falk).

Cinzas do Paraíso     SBT, 2h30. (Cenizas del Paraíso). Argentina, 1997, 116 min. Direção: Marcelo Piñeiro. Com Hector Alterio, Cecilia Roth, Rita Corteze. Duas mortes misteriosas, a de um juiz e a de uma moça na casa do mesmo juiz, são investigadas por uma juíza. Ela também se ocupa das relações entre os dois finados e os três filhos do juiz. Bem Argentina: coisas escondidas e a necessidade de desvendá-las. Piñeyro é competente, dirige policiais com segurança, mas não está na primeira linha do cinema argentino.

Seguindo as Pistas   SBT, 4h30. (Get a Clue). EUA, 2002, 107 min. Direção: Maggie Greenwald. Com Lindsay Lohan, Bug Hall, Ian Gomez. Aventura em que dois redatores de jornal estudantil -entre eles, uma garota rica e esnobe- se juntam para investigar o desaparecimento do diretor da escola em que estudam. Só para São Paulo.

Tal Pai, Tal Filho   Globo, 3h45. (Like Father, Like Son). EUA, 1987, 98 min. Direção: Rod Daniel. Com Dudley Moore, Kirk Cameron Quando deixa cair uma poção oriental no seu drinque, Moore se vê tomado pela personalidade de seu filho (rebelde e desencontrado, como bom adolescente). Este, por sua vez, se torna um homem responsável. Papéis invertidos em comédia de mínima inspiração, no que parece mais uma homenagem tardia ao Dia dos Pais. (IA)

Crítica

"Machuca" une arte e política com talento

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"Machuca" (Cinemax, 22h) é um marco na publicidade do filme alternativo. O trailer passou por meses nos cinemas do Espaço Unibanco. Quando entrou em cartaz, fui assistir no primeiro dia.
Tinha menos curiosidade pelo filme do que esperança de que, vendo-o, parariam de passar o trailer. Pura ilusão. No dia seguinte, assistindo a outro filme, lá estava o trailer de "Machuca" (há gente que até hoje o conhece de cor).
Verdade seja dita, o filme do chileno Andres Wood é melhor do que o trailer. Ele se ocupa da amizade de dois meninos, um rico e outro pobre, pouco antes do golpe militar que vitimou o presidente Salvador Allende. E, ao cuidar dessa amizade, consegue captar com felicidade esses muros pesados que acabam separando classes sociais e que as crianças, de uma forma saudável, ignoram.
É um filme político. A política já foi abrigo de muito cinema sem talento -e acabou meio desmoralizada. Mas é possível conciliar arte política com talento.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão - PCC: Pendurado, Casado e Corno!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.