São Paulo, terça-feira, 15 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

GNT estuda a estupidez humana

LUCAS NEVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Se é verdadeiro o princípio mercadológico de que sexo vende ("sex sells", no original inglês), o mesmo deve valer para a imbecilidade. É o que defende o documentário "A Estupidez Humana", que o GNT leva ao ar hoje à noite. "Ser estúpido é atraente. As pessoas se sentem melhor ao ver outras em situação pior do que a delas", resume um acadêmico.
O programa mostra que a indústria cultural se pauta pelo conceito de "mínimo múltiplo comum". Raciocínios minimamente complexos, vocabulário um pouco menos coloquial e referências históricas constituem o tripé da cartilha de "como afugentar o público". E os barões da mídia e da política estão longe de querer isso, certo?
A França foi pioneira nos testes de Q.I.. Um certo Goddard traduziu o teste para o inglês, e os americanos aplicaram-no às levas de imigrantes que chegavam ao país. O resultado foi usado para deportar milhares de pessoas. Quando a escala de classificação de Goddard inspirou os nazistas, a brincadeira perdeu de vez a graça...
A deturpação do trabalho de Goddard parece ter inibido o estudo da estupidez. Até hoje, a bibliografia sobre o assunto é escassa. Já o material empírico a ser analisado não pára de crescer: "George Bush se orgulha de sua imbecilidade", diz um dos entrevistados.


A ESTUPIDEZ HUMANA
Quando:
hoje, às 21h
Onde: GNT


Texto Anterior: Raio-X
Próximo Texto: Bernardo Carvalho: Negócio da China
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.