São Paulo, quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

CHRISTIANE TORLONI

Ana Ottoni - 12.set.2004/Folha Imagem
A atriz Christiane Torloni, que participa do "Cansei"


"O PSDB está morto"

A atriz Christiane Torloni deve participar do minuto de silêncio e da passeata que o movimento "Cansei" anuncia para a sexta-feira, 17. Ela falou à coluna:

 

FOLHA - O Jô Soares fez uma sátira no programa dele ao "Cansei", dizendo que é antidemocrático. O ex-governador Cláudio Lembo disse que é um movimento de "dondocas enfadadas".
CHRISTIANE TORLONI -
Olha, conversei com o Jô no domingo e ele não me falou nada disso. Todo mundo tem direito à opinião. O que seria do vermelho se não fosse o verde? O movimento está começando, ainda não sabemos no que vai dar. Mas não estou ligada a nenhum movimento para dar golpe [de Estado] em coisa alguma. E tenho que tomar cuidado para não virar bucha de canhão. Vou me queimar pra quê?

FOLHA - O que acha da ligação de líderes do "Cansei" com o PSDB?
TORLONI -
Posso ser franca? O PSDB está morto. Se a gente tivesse oposição desde o mensalão, o jogo virava.

FOLHA - A oposição tímida apontada por você não se deve ao fato de o próprio PSDB ter sido investigado por causa de um "mensalão mineiro" envolvendo o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG)?
TORLONI -
Não sei por que eles não agiram, mas isso desgastou o partido. É muito triste. Quando a gente faxina, faxina a casa da gente primeiro. Para mim, é um mistério.

FOLHA - Você está na produção da peça "Loba de Ray-ban". O espetáculo foi afetado pela greve do Ministério da Cultura?
TORLONI -
O [ator e produtor] Leonardo Franco já tinha as Pronacs [verbas do Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Minc] aprovadas desde 2006, então não houve problema. Mas como é que pode ter um apagão na cultura? Isso sim é um escândalo. E vagabundo fazendo arraial e forró [em junho, o ministro Gilberto Gil recebeu convidados para uma festa junina no Rio]! Quem está dançando somos nós, os artistas, a cultura. É fogo, cara!

PERSONAL CANSEI
Antes de virar estrela do caos aéreo por causa de seu hotel, o empresário Oscar Maroni, dono da boate Bahamas e preso ontem em São Paulo, tinha lançado o seu próprio "Cansei": a "Ordem dos Brasileiros Inconformados". Trecho do "manifesto" do movimento, intitulado "A Impunidade É uma Arma na Mão dos Bandidos" e divulgado por ele na internet: "Proteste, reaja, tome uma ação contra a brutal escalada de violência no Brasil". No país, dizia Maroni, "o bandido não tem mais medo da lei".

LISTA
No manifesto, o empresário afirma que "verás que um filho teu não foge à luta". E faz uma lista de crimes que deveriam ter prioridade de julgamento: "1º) Toda pessoa que mata intencionalmente; 2º) Seqüestro; 3º) Estupro; 4º) Porte ilegal de armas; 5º) Toda corrupção política e policial". Sobre exploração de prostituição, nada.

EM FRENTE
É quase unanimidade entre os advogados dos principais acusados no escândalo do mensalão: o STF (Supremo Tribunal Federal) aceitará a denúncia do procurador-geral Antonio Fernando de Souza, determinando a abertura de ação penal contra os envolvidos -entre outros, José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares. Os clientes já foram avisados.

SURPRESA
A CPI do Apagão no Senado prepara "surpresa" para Denise Abreu, diretora da Anac: uma acareação entre ela e o brigadeiro José Carlos Pereira, ex-presidente da Infraero. Ele acusou Denise de apressar reformas no aeroporto de Ribeirão Preto para beneficiar amigos que administram o lugar. A acareação não está prevista oficialmente na convocação.

NEGO
Denise vai dizer, na CPI, que conheceu o empresário Carlos Ernesto de Campos, a quem tentaria beneficiar, quando trabalhava no governo tucano de Mário Covas em SP. Ela foi da Secretaria de Saúde e da Febem. Campos já era um empresário que disputava obras no governo. Mas os dois, dirá Denise, não são amigos.

NÃO NEGO
A diretora, que está treinando nos últimos dias para, acima de tudo, ficar "calma" na CPI, não deve negar, por outro lado, que foi indicada ao cargo pelo ex-ministro José Dirceu.

TÁXI AÉREO
Fernando Collor de Mello (PTB-AL) causou espanto ao desembarcar de helicóptero no hospital Sírio Libanês, dias atrás, em SP. De acordo com a assessoria do senador, ele foi apenas fazer um check-up.

CADA UM NA SUA
O affair de Preta Gil e Reynaldo Gianecchini, que havia começado em janeiro, acabou há duas semanas. Mas ela evita aparecer com outras pessoas na frente dele.

 

Foi assim na festa de aniversário de Preta, na última sexta, quando a cantora procurou não ficar muito perto do BBB Diego Gasques, o Alemão.

AZAR PARA UNS...
Na festa de Preta, a produtora de moda Júlia Faria, ex do cantor Junior Lima, reencontrou Rômulo Arantes Neto -os dois já "ficaram" em outras ocasiões, mas não desta vez. Outras duplas se formaram na balada: a atriz Fernanda Paes Leme e o estudante Marcelo Valente; e os modelos Lise Grendene e João Vellutini.

TODA NUDEZ...
O shopping Frei Caneca instalou placas nos banheiros masculinos com o texto: "A prática de ato obsceno em lugar público, aberto ou exposto ao público é passível de pena de detenção de três meses a um ano". Segundo a administração do shopping, a medida é apenas preventiva, "para evitar constrangimentos".
 

O Frei Caneca já foi palco de agressões a homossexuais que se beijaram na praça da alimentação.

POLTRONA
Indicado pela Força Sindical, o advogado Ricardo Tosto tomou posse esta semana no conselho do BNDES, no Rio, em reunião com outros conselheiros como o ministro Carlos Lupi, do Trabalho, e Paulo Bernardo, do Planejamento.

CURTO-CIRCUITO

SUZANNA SAMPAIO lança "Memórias do Patrimônio", com artigos e textos de sua autoria, produzidos de 1985 a 2006. O livro está à venda nas livrarias da editora Scortecci.
CARLOS MIELE faz festa de lançamento de sua nova marca, a Miele, no Espaço Cidade Jardim, hoje, a partir das 21h.
O ADVOGADO CARLOS ALBERTO CARMONA lança o livro "Reflexões sobre a Reforma do Código de Processo Civil", às 19h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.
CHARLÔ WHATELY recebe a chef e gourmande Lauretta da Martinica, hoje e amanhã, em seu restaurante. Ela está no Brasil para apresentar o livro "Invitations Gourmandes".
O CANTOR ZÉ RICARDO faz show no Bleecker St. Live Music Club, na Vila Madalena, amanhã e no próximo dia 30.
O RAPPER CABAL comanda discotecagem do projeto Lotus DeLuxe, hoje, em festa no clube Lotus, a partir das 23h.
ANDRÉ HIDALGO dirige desfile da linha da Diadora inspirada em Ayrton Senna, com styling de Lorenzo Merlino, no Jockey.
A GALERIA BOUTIQUE BRANDING promove a exposição "O Belo, O Simbolismo e O Êxtase das Coisas", até o dia 20.

GUILHERME RAVACHE, AUDREY FURLANETO e DIÓGENES CAMPANHA

Texto Anterior: Cineasta vê "Paraíso Tropical" como "lição" para fazer TV
Próximo Texto: Momix apresenta em São Paulo recriações da Lua e do deserto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.