São Paulo, sábado, 15 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Fernando Donasci/Folha Imagem
DONA DO MICROFONE
Escalada para apresentar o Meus Prêmios Nick, do canal Nickelodeon, em setembro, a cantora e dubladora Jullie (Juliana Vasconcelos Póvoas no RG), 21, está lançando o disco "Hey!", cuja canção-título está no seriado "Ger@l.com", da Globo

Tambor

Depois do Banco do Brasil, será a vez de a Caixa Econômica Federal divulgar seu balanço, na segunda-feira. De acordo com fontes do governo, será registrado lucro maior do que no semestre anterior.

TAMBOR 2
O balanço da instituição deve ajudar o governo a bater bumbo, como fez na divulgação do lucro do BB, em cima do "acerto" da política adotada pelos bancos oficiais de aumentar a concessão de crédito e de adotar postura "pró-ativa" na crise.

LÁGRIMAS
De acordo com um dos presentes ao jantar de Lula com o PSB, o presidente "até chorou" ao comentar a lealdade de Ciro Gomes (PSB-CE) ao governo -que seria, em muitos momentos, até maior que a do PT.

NOVO LAR
Pelo roteiro combinado com Ciro, ele se muda para São Paulo em setembro, transferindo para cá seu título de eleitor e esperando para a decisão final pelo plano A -ser candidato à Presidência da República -ou pelo plano B -disputar o governo de São Paulo.

 

Ciro já tem abrigo na cidade, o apartamento de sua mulher, Patrícia Pillar, e de seus filhos.

REGENTE NOVO
O paulistano Rodrigo de Carvalho é o novo regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Com 35 anos, ele é o maestro mais jovem da história da orquestra a assumir o cargo. Carvalho é diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e regente convidado permanente da Orquestra Sinfônica MAV de Budapeste.

DO MARCELO
Intimado a "regularizar a acessibilidade na parte do teatro" pela blitz realizada por órgãos de fiscalização na praça Roosevelt, Hugo Possolo, dos Parlapatões, disse estar surpreso com a decisão.

 

"Temos todas as condições para receber cadeirantes. Nosso banheiro, por exemplo, a gente chama de "o banheiro do Marcelo'". Segundo ele, foi o escritor e cadeirante Marcelo Rubens Paiva "quem deu todas as orientações técnicas para a construção".

SE ENAMORA
Uma versão da música "Se Enamora", hit da banda infantil Balão Mágico de 1984, vai entrar como faixa-bônus na nova prensagem do CD "Sweet Jardim" da cantora Tiê. A gravação, feita com o produtor Plínio Profeta, será lançada em setembro.

INCLUSÃO
O instituto Olga Kos, que atende jovens com deficiência intelectual, oferecerá pela primeira vez oficinas de arte com turmas "mistas". Por meio de parceria com a prefeitura, vai aceitar alunos não deficientes e realizar as aulas na Casa de Cultura de Santo Amaro.

PARCERIA 1
O ator Marcelo Médici será o autor da biografia da atriz Marília Pêra para uma edição da Coleção Aplauso, série de livros com perfis de artistas. Os dois trabalharam juntos na montagem recente de "O Mistério de Irma Vap", que ela dirigiu.

PARCERIA 2
E em 2010 Médici e Marília repetem a parceria na peça "Eu Era Tudo para Ela e Ela Me Deixou". Os ensaios estão previstos para começar em janeiro. A estreia deve ser em março.

CASA DO SABER

As lições do professor Havelange


Comandante da Fifa (Federação Internacional de Futebol) por 24 anos, João Havelange, 93, reuniu na noite de anteontem um verdadeiro clube do bolinha chique na Casa do Saber, na Lagoa, um dos endereços mais sofisticados do Rio. O auditório reuniu 44 homens e apenas seis mulheres que pagaram R$ 85 para assistir à palestra, acompanhada pelo repórter Sérgio Rangel. Todos fãs de futebol, alguns também foram cartolas, como Francisco Horta, 75, que comandou o Fluminense nos anos 70, e Antonio Augusto Dunshee de Abranches, 73, presidente do Flamengo na conquista do Mundial de 81.

 

Com alma de diplomata, Havelange ironizou várias vezes a ONU na sua fala inicial, que demorou 48 minutos. ""Vocês já foram no prédio da ONU, em Nova York? É imenso e todos os funcionários são felizes. Fica difícil [resolver os problemas do mundo]", contou o cartola, que gosta de dizer que viajou a 186 países quando dirigia a entidade máxima do futebol. Apenas um filiado ficou de fora. ""Só não fui ao Afeganistão por questão política na época. O meu avião não conseguiu descer lá", lembrou o ex-dirigente.

 

João Havelange criticou os últimos secretários-gerais da ONU. Segundo ele, viajam pouco. ""Não é possível mudar o mundo sem ter a possibilidade de tocar as pessoas", disse, contando ter atravessado várias vezes, de carro, o Muro de Berlim durante a Guerra Fria graças ao futebol. ""Os dois lados gostavam de mim".

 

Disse que já propôs ao presidente Lula levar a seleção brasileira para abrir as fronteiras das duas Coreias, fechadas nos anos 50. O time nacional faria um amistoso em Seul, na Coreia do Sul, e dias depois jogaria em Pyongyang, capital do país do norte. ""A nossa única exigência seria obrigar os jogadores a passar pela fronteira dos dois países. Seria um marco. Algo que os diplomatas tentam fazer há anos e não conseguem." Ele acredita no "poder do futebol" como importante instrumento de diplomacia.

 

Colocado ""no mesmo patamar de reis e rainhas" por um dos ouvintes, o cartola disse que recusou o convite do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para ser embaixador após deixar a Fifa em 98. Ele disse não ter aceitado a proposta temendo ciúmes dos seus futuros colegas de Itamaraty. ""Alguns funcionários de carreira poderiam não gostar. O carro poderia não chegar num dia. No outro, seria um documento. Disse ao presidente que estava satisfeito".

 

Torcedor do Fluminense, o ex-dirigente não perdeu a chance de criticar Pelé pelo fim da lei do passe, tirando dos clubes o seu principal patrimônio, e por defender a implosão do Maracanã, estádio símbolo do futebol nacional.

 

Havelange, que nada diariamente 1.200 metros no tradicional Country Club, em Ipanema, antes de ir trabalhar no centro do Rio, recebeu, ao final da palestra, flores do jornalista Sérgio Alves, 64, o primeiro a chegar: ""Ele vai viver até completar 200 anos".

CURTO-CIRCUITO
O GEMÓLOGO Rafael Lupo Medina, da Cartier de Paris, ministra no dia 19 a palestra "Les Maharajas et la Joaillerie Française", na Aliança Francesa da rua Bela Cintra.
O DIRETOR Antunes Filho participa de um debate hoje, às 17h, na sede da companhia Paideia de Teatro. A entrada é gratuita.
A FESTA carioca Bailinho realiza hoje, a partir das 23h, uma edição especial em SP, na Casa das Caldeiras. O cantor Ritchie será o DJ convidado. Classificação etária: 18 anos.
A EXPOSIÇÃO "Imagens Humanas", de João Roberto Ripper, abre hoje para convidados, na Caixa Cultural.
O EVENTO Yoga pela Paz termina amanhã com uma meditação comandada por Márcia De Luca, no parque Ibirapuera.
ACONTECE HOJE , a partir das 13h, a sexta Feijoada Solidária Run&Fun, no restaurante Charlô do Jockey Club.
com ADRIANA KÜCHLER e DIÓGENES CAMPANHA e LEANDRO NOMURA



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: "Nunca faria isso de novo, coloquei os alunos em perigo"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.