São Paulo, sábado, 15 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Les Paul criou guitarra lendária

Norte-americano, morto na quinta-feira, criou instrumentos e técnicas revolucionárias de gravação

Ao lado da mulher, a cantora Mary Ford, músico lançou hits e apresentou programa na TV norte-americana nas décadas de 1940 e 1950

DA REPORTAGEM LOCAL

Keith Richards. Jimmy Page. Eric Clapton. B.B. King. Pete Townshend. Eddie Van Halen. Jeff Beck. São apenas alguns dos inúmeros músicos que usam ou usaram instrumentos criados por Lester William Polfuss, mais conhecido como Les Paul, morto anteontem, aos 94 anos, em decorrência de complicações de pneumonia.
Les Paul é tido como um artífice vital para o desenvolvimento da música no século 20.
Além de emprestar o nome para um dos modelos mais conhecidos de guitarra, o norte-americano inventou técnicas que revolucionaram a gravação de música pop (como as gravações em múltiplos canais).
Les Paul ficou famoso pelo seu trabalho em estúdios, mas ganhou reconhecimento como músico. Nas décadas de 1940 e 1950, ele e a mulher, a cantora Mary Ford, emplacaram alguns hits nas rádios, como "Mockin" Bird Hill". E apresentaram um programa na TV norte-americana, o "The Les Paul and Mary Ford at Home Show".
Nos anos 1940, Les Paul costumava ir a clubes tocar a guitarra que havia criado em casa. Como o instrumento ainda não possuía toda a base, ele era chamado de "maluco".
Anos depois, a Gibson Les Paul passaria a ser reverenciada por gente como Paul McCartney, que chegou a dizer: "No palco, quero algo que eu tenha certeza de que seja ótimo. E eu sei que a Les Paul é ótima".


Texto Anterior: Análise: Afinal, de onde vem a onda?
Próximo Texto: Música 1: Little Joy faz show hoje Em São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.