São Paulo, sábado, 15 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA ERUDITA
Instrumentista se apresenta hoje às 12h, nas escadarias do Municipal, e às 21h, no palco do teatro em SP
Arthur Moreira Lima abre festival de piano

IRINEU FRANCO PERPETUO
especial para a Folha

O duo formado pelas irmãs francesas Katia e Marielle Labèque é a principal atração do 2º Festival Internacional de Piano Guiomar Novaes, que acontece de hoje até o dia 23 de agosto, no Teatro Municipal de São Paulo.
Velhas conhecidas do público brasileiro, as irmãs Labèque deveriam ter se apresentado na edição do ano passado do festival. Seu concerto está marcado para o próximo dia 20.
O evento foi criado em 97 por Octávio Pinto Neto para homenagear a memória de sua avó, Guiomar Novaes (1894-1979), pianista paulista que fez carreira internacional, vencendo concursos e gravando discos.
Desta vez, o festival está servindo involuntariamente para tapar os buracos da agenda do Teatro Municipal, que tinha programado para agosto, mas teve de cancelar por falta de verba, uma montagem da ópera "Don Carlo", de Verdi, com a companhia do teatro La Fenice, de Veneza.
O festival será aberto ao meio-dia de hoje, com uma apresentação ao ar livre do pianista Arthur Moreira Lima, na escadaria do Teatro Municipal.
Às 17h, já do lado de dentro do teatro, é a vez do recital de Luiz Fernando Benedini, diplomata brasileiro que atua em Miami.
A maratona pianística de hoje será encerrada por Moreira Lima, no palco do Municipal, às 21h.
No domingo, às 17h, é a vez de Sequeira Costa, português radicado nos Estados Unidos que traz um programa que possui um forte sotaque francês, com obras dos compositores Debussy e Ravel.
O norte-americano Ivan Davis, professor da Universidade de Miami, é a atração do dia seguinte, às 21h. Entre os participantes do festival, Davis se destaca por ter chegado a tocar com Guiomar Novaes, em uma apresentação que reunia sete pianos.
Terça-feira, dia 18, também às 21h, acontece o concerto do russo Vladimir Viardo, um pianista de sonoridade generosa que já tocou várias vezes no Brasil. Viardo traz, como sempre, um repertório criativo, em que se destaca a "Sonata Nº 1", do compositor argentino Alberto Ginastera.
Outro pianista que toca por aqui com frequência, o vietnamita Dang Thai Son, é o encarregado do recital de quarta, concentrado em sua especialidade: Chopin.
O festival será encerrado com duas apresentações de Roberto Szidon, pianista gaúcho radicado na Alemanha que já gravou pelo selo de música erudita Deutsche Grammophon.
Acompanhado pela Orquestra Sinfônica Municipal, sob regência de Henrique Morelembaum, Szidon interpreta o "Concerto Nº 2 em Lá Maior", de Liszt.
Para a edição do ano que vem, os organizadores do Festival Guiomar Novaes pretendem realizar "master classes" e convidar, como principal atração, o pianista norte-americano Keith Jarrett.


O quê: abertura do 2º Festival Internacional de Piano Guiomar Novaes Quando: hoje, às 12h, concerto ao ar livre de Arthur Moreira Lima; às 17h, recital de Luiz Fernando Benedini; às 21h, Arthur Moreira Lima Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, tel. 011/222-8698) Quanto: R$ 3 a R$ 20


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.