São Paulo, quarta-feira, 15 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POP E JAZZ

PJ Harvey, Pet Shop Boys e Nancy Wilson tocam em SP em novembro

Tim Festival confirma escalação

DIEGO ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Agora é oficial: PJ Harvey, The Libertines, Primal Scream, Brian Wilson e Pet Shop Boys vêm mesmo a São Paulo, para encabeçar a lista de atrações do Tim Festival 2004, que acontece no Jockey Club entre 5 e 7 de novembro.
O anúncio foi feito ontem pelos organizadores do evento, que, neste ano, acontecerá apenas em São Paulo -ainda que pelo menos Primal Scream, Kraftwerk e The Libertines tenham passagens marcadas pelo Rio de Janeiro.
A vinda da cantora inglesa Polly Jean Harvey havia sido anunciada ontem pela Folha, junto à dos saudosos Pet Shop Boys, grande nome da dance music dos anos 80, que fará o encerramento do festival, no domingo à noite.
Segundo Monique Gardenberg, uma das idealizadoras do evento -iniciado há quase duas décadas como Free Jazz Festival-, a confirmação mais aguardada foi a do ex-Beach Boys Brian Wilson. De volta aos palcos depois de muito tempo, o excêntrico músico norte-americano une-se a uma banda de 14 integrantes para uma apresentação de mais de duas horas, com um intervalo no meio. No repertório estarão faixas do clássico "Pet Sounds" (66), além de "Smile", lendário projeto inacabado dos Beach Boys, retomado por Wilson mais de 30 anos depois.
O show de Wilson acontece no domingo, dia 7. Serão vendidos 1.900 lugares sentados, por um preço entre R$ 120 e R$ 150.
"Para muita gente, esta será a noite de gala do evento", afirmou Hermano Vianna, um dos curadores do festival, ao lado de Zuza Homem de Mello e Zé Nogueira.
Da programação jazzística do festival, Mello destacou a presença do prodígio do piano Brad Mehldau, que já esteve no país, e da big band do inglês Dave Holland, um dos maiores nomes do contrabaixo hoje.
Outros destaques são a veterana cantora americana Nancy Wilson e o saxofonista Brandford Marsalis. Wilson, 71, uma das últimas que ostentam o rótulo de "diva" sem nenhum contrangimento, apresenta sua voz elegante e encorpada, que transita pelo soul e pelo R&B sem nunca deixar o jazz. A fusão desses gêneros, e de outros como o hip hop e o pop, também marcam a trajetória de Marsalis. Mais velho dos quatro filhos do pianista Ellis Marsalis (sendo o mais famoso deles Wynton), Branford e seus saxofones (alto, soprano e tenor) é o menos "comportado" deles.
A dupla pop norueguesa Kings of Convenience deve se apresentar no dia 6 com Bebel Gilberto, mas ainda não foi confirmada.
Os ingressos serão vendidos a partir de 1º de outubro. Informações no site www.timfestival.com.br.


Colaborou Cassiano Elek Machado, da Reportagem Local


Texto Anterior: Música: Pacaembu terá Chemical Brothers
Próximo Texto: Análise: Violência é perversamente traduzida na TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.