São Paulo, sábado, 15 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fabiana Cozza lança CD em que aprofunda lado afro

Shows acontecem hoje e amanhã, no Sesc Pinheiros

LUIZ FERNANDO VIANNA
DA SUCURSAL DO RIO

Principal intérprete dentre os nomes da nova geração do samba de São Paulo, Fabiana Cozza não faz concessões ao comercialismo em seu segundo CD. "Quando o Céu Clarear", que tem shows hoje e amanhã no Sesc Pinheiros, é um aprofundamento do lado afro da cantora, com a inclusão no repertório de dois cantos para orixás: "Ponto de Nanã" (Roque Ferreira) e "Canto para Iemanjá" (domínio público).
"Fiz uma boa estréia ["O Samba É Meu Dom'], mas não consegui mostrar totalmente quem eu era. Samba, para mim, não é um gênero musical, mas uma postura de vida. Sou amante da tradição afro no Brasil e no mundo, e precisava deixar isso mais claro", diz ela. O "mundo" entrou, explicitamente, com a participação de dois cubanos no CD: o pianista Yaniel Matos em "Xangô te Xinga" (Leandro Medina) e o trompetista Julio Padrón em "Canto de Ossanha" (Baden Powell/Vinicius de Moraes) -clássico que ela não se acanhou de regravar.
"Canto essa música há quatro anos em shows e tenho uma resolução teatral e corporal para ela. Já até esvaziei teatro assim, quando me apresentei num lugar com muitos evangélicos e pensaram que eu tinha incorporado [uma entidade do candomblé]", diz Cozza.
Matos, Padrón e Dona Ivone Lara, autora de duas faixas do CD, participam dos shows. A cantora concilia músicas de origens diversas do Brasil, como três do baiano Roque Ferreira, duas do paraense Leandro Medina, algumas de paulistas como os irmãos Magnu Sousá e Maurilio de Oliveira e outros de cariocas como Nei Lopes e Nelson Sargento, criadores de "Pela Sombra".


FABIANA COZZA
Quando:
hoje, às 21h; amanhã, às 18h
Onde: Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195, tel. 0/xx/11/3095-9400)
Quanto: entre R$ 7,50 e R$ 15


Texto Anterior: Fábio de Souza Andrade: Wordsworth e a volta da natureza
Próximo Texto: Música: Luiz Melodia e Céu cantam no Ibirapuera
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.