São Paulo, sábado, 15 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

José Oiticica é tema de retrospectiva no Rio

Mostra apresenta obras do pai de Hélio Oiticica

LUIZ FERNANDO VIANNA
DA SUCURSAL DO RIO

Mais do que pai de Hélio Oiticica, José Oiticica Filho (1906-64) tem seu lugar na história da arte contemporânea por ter sido um pioneiro, no Brasil, da retirada da fotografia das amarras do realismo.
Após 24 anos, José Oiticica volta a ser alvo de uma retrospectiva, realizada exatamente no centro cultural que leva o nome de seu filho, no Rio.
"José Oiticica Filho: Fotografia e Invenção", que será inaugurada hoje, reúne 158 fotos, 20 pinturas e mais 20 vitrines iluminadas que ajudam a entender o trabalho do artista -e também entomologista, matemático e engenheiro. Nelas estão os negativos com os que ele experimentava até chegar ao resultado desejado. Ao contrário de Cartier-Bresson, que pregava o instante, Oiticica considerava as horas de laboratório fundamentais para construir uma imagem classificável como arte.
"Ele fez um caminho sem volta, aproximando-se cada vez mais da pintura. Para ele, não havia diferença entre a fotografia e a pintura. Ele contribuiu para quebrar essa barreira", diz o neto César Oiticica Filho, curador da exposição. A retrospectiva acompanha esse percurso, mostrando paisagens e retratos da época em que José Oiticica chegou a ser eleito um dos dez melhores fotógrafos do mundo, como "O Kioske" (1945) e "Triângulos Semelhantes" (1949), além de séries não-realistas como "Forma" e "Ouropretense".


JOSÉ OITICICA FILHO: FOTOGRAFIA E INVENÇÃO
Quando:
de ter. a sex., das 11h às 19h; sáb. e dom., das 11h às 17h; até 15/3
Onde: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (rua Luís de Camões, 68, Rio, 0/xx/21/2242-1012)
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Drauzio Varella: Cirurgia da obesidade
Próximo Texto: Ira! anuncia que continua mesmo sem Nasi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.