São Paulo, sexta-feira, 15 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPLOAD

Agito indie, Libertines, Jota Quest e a cantora suicida

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

O pop, você sabe, é uma colcha de retalhos. Acompanhe:
* São Paulo is burning. Indiependência ou morte. A cena indie nacional está abusada. O combo rock-fashion Cansei de Ser Sexy, atração do Tim Festival, armou nesta semana show-relâmpago para servir de gravação ao "Fantástico", da Globo. O Goiânia Noise Festival, você viu na página anterior e na seguinte, anunciou oficialmente o seminal MC5 como atração para novembro. Ontem, o Sesc Pompéia teve a primeira noite do Dynamite Festival, com Leela, Gram e o Ludov, vencedor de categoria indie do VMB da MTV. Hoje, na hora do almoço, o descolado Borderlinerz toca na Paulista, em frente à Fiesp. A casa (casa mesmo) de shows Funhouse enfileira de hoje a domingo, em seu pequeno palco, os grupos Blemish (hoje), os curitibanos do Faichecleres (amanhã) e The Concept (domingo).
* Um pouco mais acima, a megabanda indie Libertines, da Inglaterra, provocou o primeiro esgotamento de ingressos do Tim Festival, festival que acontece em novembro. E, pelo que esta coluna foi informada, as entradas para ver o veterano Brian Wilson e a dobradinha britânica Primal Scream e PJ Harvey não devem sobreviver nas bilheterias até este jornal chegar às suas mãos.
* Amigo deste colunista foi garantir seu ingresso para o Libertines na última sexta-feira, no primeiro dia da venda das entradas, e presenciou cena pitoresca. Na fila de mais de duas horas de espera na loja Fnac da avenida Paulista, o jeito era passar o tempo conversando com os da frente e o de trás. Então uma garota atrás dele puxou conversa.
- Que coisa essa fila, né? Ontem vim aqui e não tinha ninguém.
- Claro, os ingressos começaram a ser vendidos hoje...
- Não. Eu vim aqui e comprei ingresso ontem. Precisei de mais e voltei hoje.
- Sério? O Tim Festival anunciou a venda de ingressos apenas para hoje.
- Tim Festival? O que é Tim Festival? Quem vai tocar nesse festival? Estou aqui para comprar ingressos para o Jota Quest. Achei estranho toda essa gente para comprar entradas para o Jota Quest.
* Quando você pensa que já viu tudo, chega a notícia de que vem aí a cantora adolescente russa Nato, a última bossa da cena pop de Moscou que pretende cantar o terror. Mesmo. A garota "misteriosa" se auto-intitula uma artista "suicide bomber", canta em árabe, esconde-se atrás de uma burca -tradicional vestimenta das mulheres afegãs- e está tentando agendar shows no Reino Unido.
Nato é cria dos produtores da famosa dupla lesbo-estudantil Tatu e em suas apresentações costuma cantar em frente a um telão no qual é exibido imagens da Al-Jazira, a rede de TV árabe. Palavras como Al Qaeda e Nasdaq são mostradas a toda hora no telão.
Não é preciso falar, a Nato está despertando uma gigante manifestação negativa na Rússia, inclusive de órgãos oficiais, que não têm instrumentos legais, no entanto, para cancelar seus shows.
À agência de notícias Reuters, um dos membros do time que inventou a menina para o pop russo disse que uma companhia musical inglesa está realmente interessada em levar o show dela para Londres, "porque não há nada interessante e forte acontecendo no pop inglês".

lucio@uol.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Circo: Beatles se reúnem ao Cirque du Soleil em Las Vegas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.