São Paulo, quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Site inclui fac-símiles e conta história das cartas

Textos são divididos por data, lugar e interlocutor

DA REPORTAGEM LOCAL

O site Van Gogh Letters (www.vangoghletters.org), que o Museu Van Gogh colocou no ar por ocasião do lançamento dos seis volumes em livro e da exposição em Amsterdã (até janeiro), permite ver toda a correspondência conhecida do artista -das 902 cartas, apenas 80 foram recebidas por ele.
Ao clicar em alguma das cartas -que podem ser escolhidas por época, lugar, interlocutor ou somente com esboços-, é possível ler o texto original (em holandês ou francês, língua em que Van Gogh também era fluente) e ainda a tradução para o inglês, além de ver as páginas em fac-símile.
As numerosas notas de rodapé aparecem em links ao longo do texto. São identificadas, por exemplo, até as datas de nascimento e morte de um jardineiro que serviu de modelo vivo para Van Gogh.
Em outro link, é possível ver todas as imagens de pinturas de outros artistas citadas na correspondência.
O livro "Vincent van Gogh -The Letters" (Thames & Hudson) pode ser encomendado pela Amazon por US$ 480 (cerca de R$ 830). (RAQUEL COZER)


Texto Anterior: O método Van Gogh
Próximo Texto: Companhias se unem para queimar o amor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.