São Paulo, quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Monty Python se reúne hoje em Nova York

Aos 40, grupo recebe prêmio e lança documentário sobre história do programa

"Monty Python: Almost the Truth (The Lawyer's Cut)" é o primeiro projeto em 20 anos a contar com os cinco remanescentes do elenco

Evan Agostini - 17.mar.05/ Getty Images/France Presse
Michael Palin, Terry Jones, Eric Idle, Terry Gilliam e John Cleese em Nova York, em 2005

JANAINA LAGE
DE NOVA YORK

O revolucionário grupo de humor Monty Python volta a se reunir no aniversário de 40 anos de sua criação, em Nova York. Eles vão receber um prêmio hoje pela contribuição ao cinema e à televisão concedido pelo Bafta, a academia cinematográfica britânica.
Em 1987, o grupo já havia sido homenageado com um prêmio Bafta pela contribuição ao cinema britânico. A reunião de John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones e Michael Palin marca também o lançamento do documentário "Monty Python: Almost the Truth (The Lawyer's Cut)", ou Monty Python: quase a verdade (versão do advogado), em tradução livre. O sexto integrante da trupe, Graham Chapman, morreu em 1989.
O documentário de seis horas de duração dirigido por Alan Parker será exibido em capítulos na TV a cabo IFC e conta desde as origens do grupo até detalhes curiosos da vida dos integrantes e dos bastidores dos filmes realizados em conjunto. É o primeiro projeto em 20 anos a contar com a colaboração dos cinco remanescentes do grupo. A televisão exibirá na mesma semana, de 18 a 23 de outubro, alguns dos filmes realizados pelo grupo, como "Monty Python em Busca do Cálice Sagrado".

Polêmicas e assobios
Em um dos episódios, por exemplo, Eric Idle comenta como criou o clássico de encerramento do filme "A Vida de Brian", que faz uma sátira do Novo Testamento e causou polêmica com grupos religiosos. Idle diz que, diante de uma cena com todos os personagens crucificados, achou que seria "interessante" terminar com uma música que pudesse ser assobiada, algo no estilo Disney, revela no documentário. Foi assim que surgiu, em um quarto de hotel na Tunísia, a famosa "Always Look on the Bright Side of Life".
Os integrantes comentam ainda o início do programa na BBC, quando não conseguiam encontrar um nome adequado para o grupo. "A BBC nunca aceitava as nossas sugestões", afirma Idle.
Em entrevista à "Radio Times", Terry Jones disse que dificilmente um programa como o "Monty Python's Flying Circus" teria chance de ser apresentado na TV hoje em dia. "A BBC iria querer ver uma versão de teste e fazer estudos demográficos", disse.
O documentário traz ainda famosos comentando seus episódios favoritos do programa ou cenas de filmes. Entre os convidados estão Jimmy Fallon, Hugh Hefner, Olivia Harrison, Dan Aykroyd e Tim Roth, entre outros. Depois da apresentação na TV, será lançada uma versão em DVD.


Texto Anterior: Coleção Folha aborda Pinacoteca
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.