São Paulo, quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção Folha aborda Pinacoteca

Volume sobre o museu paulistano chega às bancas no domingo, dia 18

Instituição tem acervo com obras que vão de pintores do século 19 a nomes do modernismo, como Tarsila do Amaral e Anita Malfatti

DA REPORTAGEM LOCAL

Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti: alguns dos principais nomes da arte brasileira estão representados no volume 11 da Coleção Folha Grandes Museus do Mundo, que chega às bancas no domingo, com foco na Pinacoteca do Estado.
A Pinacoteca foi inaugurada em 25 de novembro de 1905, como uma galeria de pintura, integrada ao prédio do Liceu de Artes e Ofícios, sob a responsabilidade do engenheiro Ramos de Azevedo. Modesta, sua coleção inicial não era constituída de mais do que 26 obras, transferidas do Museu do Estado, atual Museu Paulista.
Foi em 1947 que a instituição se estabeleceu definitivamente na avenida Tiradentes, mas a ocupação total do prédio só foi conquistada em 1990. Quatro anos mais tarde, teve início a premiada restauração do edifício segundo projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha.
Hoje, a Pinacoteca conta com 7.732 obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, fotografias, objetos e instalações. Abrange a produção artística brasileira desde o século 19 até a contemporaneidade e conta, também, com um expressivo acervo de obras internacionais.
Uma das obras mais emblemáticas de sua coleção é o óleo sobre tela "São Paulo", feito em 1924 pela paulista Tarsila do Amaral (1886-1973), figura-chave do modernismo. A cena central da tela representa o vale do Anhangabaú cortado pelo viaduto do Chá, com uma bomba de gasolina e um poste de iluminação estilizados.
Para o crítico Sergio Milliet (1898-1966), "é o colorido de Tarsila, pela sua frescura e franqueza, o que mais impressiona em sua arte". Paulista criado na Suíça e participante da Semana de Arte Moderna de 1922, Milliet considerava Tarsila a percursora do "assunto brasileiro tratado dentro de um espírito tipicamente nosso".
Após a Pinacoteca, a Coleção Folha destaca, no dia 25, o Museu Van Gogh, em Amsterdã.


Texto Anterior: Festa da uva
Próximo Texto: Monty Python se reúne hoje em Nova York
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.