São Paulo, sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Paulo Vainer e Verônica Casetta
PSICODRAMA
A correria empurrou para domingo as sessões de análise de Mariana Ximenes, mas a atriz diz viver momentos "catárticos" em "Passione"; "É interessante entrar em contato com sentimentos que você não ressalta, como inveja, raiva e rancor", diz à revista "Joyce Pascowitch'

EM NOME DA DELICADEZA

Chega de aborto. Quem diz isso não é um adversário do presidenciável José Serra (PSDB), e sim o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele tem manifestado desagrado a pessoas de sua confiança. Acha que o assunto tem sido abordado de maneira imprópria. Diz que Serra deveria ouvir menos os marqueteiros e "ser mais ele".

CEMITÉRIO
FHC foi vítima, em 1985, de campanha difamatória de cunho religioso quando disputou a Prefeitura de SP contra Jânio Quadros. Foi chamado de "maconheiro" e "ateu". No Dia de Finados, panfletos foram colados em cemitérios dizendo às pessoas que, enquanto elas velavam seus mortos, um dos candidatos acreditava que eles não estavam com Deus.

AMBIENTE
O círculo mais próximo de FHC no PSDB é formado em grande parte por intelectuais e feministas que defendem que o aborto seja descriminalizado e tratado como questão de saúde pública. Ruth Cardoso defendia a tese. Eva Blay, suplente de FHC no Senado, apresentou projeto em 1993 no mesmo sentido.

SACRISTIA
Mario Vargas Llosa relembrou, em sua visita ao Brasil, que também no Peru a questão religiosa pesa. Candidato a presidente do país em 1990, ele foi procurado pelo arcebispo de Arequipa. "Em pânico", porque o vice do outro candidato, Alberto Fujimori, era protestante, ele queria apoiar Llosa. Problema: o escritor é agnóstico. Solução: "Você foi batizado? Fez primeira comunhão? Casou na igreja? Então tecnicamente você é católico!", decretou o arcebispo.

CABECEIRA
Paulo Vieira de Souza, o "Paulo Preto", ex-diretor da Dersa que teria "fugido" com R$ 4 milhões da campanha do PSDB, está lendo o livro "A Reputação na Velocidade do Pensamento", do jornalista Mario Rosa.

 


A obra discorre sobre imagem e ética na era digital e a forma de "defender a reputação no campo minado da tecnologia".

FESTA NO BRASIL
Hannah Montana virá ao Brasil. A cantora Miley Cyrus, 17, marcou passagem para desembarcar no país em maio do ano que vem. Ela vai ser a estrela de uma festa da empresa Santher. Pode até dar uma palhinha, mas não fará show. A artista vai interromper turnê na Europa para vir a São Paulo por dois ou três dias. O agente pediu sigilo sobre o cachê da artista, que costuma fazer performances provocantes.

 


Cyrus completa 18 anos em novembro. Em vídeo na internet, ela ensaia versão em português de seu sucesso "Party in the USA".

BEBÊ À VISTA?
Fergie, da banda Black Eyed Peas, perguntou a alguns produtores de sua turnê brasileira o significado de alguns nomes em português. Ela disse que está pesquisando nomes para bebês. Recentemente, a cantora declarou a uma revista americana que pretende engravidar após a turnê mundial do grupo. Os shows no Brasil começam hoje em Fortaleza.

TURBILHÃO
Depois de José Padilha, diretor de "Tropa de Elite 2", passar mal e abandonar o sofá do "Programa do Jô" em um dos blocos da atração, na semana passada, Wagner Moura apareceu vermelho e com febre, anteontem, no debate promovido pela Folha, no Cine Livraria Cultura.

 


"Trabalhei o dia inteiro debaixo do sol. Estou um camarão", disse o ator.

BIBI E GARDEL
A atriz Bibi Ferreira, 88, voltou aos palcos do Teatro Bradesco para cantar em comemoração dos 70 anos de carreira, na quarta-feira. No espetáculo "De Pixinguinha a Noel, Passando por Gardel", Bibi cantou três tangos com a orquestra argentina El Arranque. Na plateia, Juca de Oliveira e Luana Piovani.

CURTO-CIRCUITO

A mostra "Projeto Incubadora", com fotos de Gui Mohallem, Breno Rotatori e Felipe Russo, será inaugurada hoje, a partir das 13h, na galeria Olido, na avenida São João.

A peça "A Música Segunda", dirigida por José Possi Neto e produzida por Lulu Librandi, foi indicada ao Prêmio Contigo! de Teatro na categoria melhor cenário, feito por Jean Pierre Tortil.

O consulado americano em São Paulo lançou seu perfil no Twitter, @ConsuladoEUASP, com notícias sobre os EUA, a agenda de Barack Obama e informações sobre autoridades daquele país.

Domingos Meirelles assumiu nesta semana a coordenadoria do novo curso de pós-graduação em jornalismo investigativo da Universidade Estácio de Sá.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Todo mundo teve vontade de dar uns tapas num deputado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.