São Paulo, quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Texto Anterior | Índice

Bebida

Miolo leva parte da produção para Candiota

JORGE CARRARA
COLUNISTA DA FOLHA

A Vinícola Miolo, dos irmãos Darcy, Paulo e Antonio, está encravada no Vale dos Vinhedos, ao lado de Bento Gonçalves (RS). A casa gaúcha começou a elaborar vinhos em 1990: apenas 8.000 garrafas de merlot modeladas pelo enólogo Adriano Miolo, filho de Darcy.
Hoje, produz cerca de 4,5 milhões de garrafas de vinho por ano (que incluem tintos de ponta como o Terroir), e o trio ampliou as operações no Estado com a compra de 1.200 hectares em Candiota, no sul, próximo da cidade de Bagé e da divisa com o Uruguai, nova fronteira vitivinícola do Brasil.
"A terra é muito mais barata que aqui [umas 30 vezes]", explica Adriano, atual diretor técnico do grupo.
"Chove menos também durante a maturação, favorecendo a qualidade dos grãos e diminuindo o custo do tratamento das videiras."

Estréia dos tintos
O novo reduto, a Fortaleza do Seival, abriga 130 hectares de vinhas (que chegarão a 400 em 2012) com variedades diferentes, como as ibéricas, e uma vinícola, ainda em construção, que estreou em 2007 com os tintos (os brancos continuarão sendo vinificados em Bento Gonçalves até 2008).
Da propriedade, nascem duas linhas de vinhos. A primeira, básica, é a Fortaleza do Seival, que reúne varietais. Destaque entre os provados lá para três rubros frutados da safra 2007: o Pinot Noir, que mostrou bom aroma e concentração, o Tempranillo, com bela textura e equilíbrio, e o Tannat, estruturado e denso (os três 86/ 100, R$ 18 cada um).
A segunda, a Quinta do Seival, conta com dois tintos.
Menção para dois 2004, o Cabernet Sauvignon (redondo, marcado por cassis e baunilha), e o Castas Portuguesas, corte de touriga nacional, aragonês e afrocheiro, macio, unindo fruta e leve toque de couro (ambos 88/ 100, R$ 39, todos à venda na Miolo, tel. 0800-9704165).


JORGE CARRARA viajou ao Rio Grande do Sul a convite da Miolo Wine Group


Texto Anterior: Tentações
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.