São Paulo, Quarta-feira, 15 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

A PEQUENA MILIONÁRIA
Bandeirantes, 13h.    (Home for Millionaire ou Little Miss Millions). EUA, 1992, 90 min. Direção: Jim Wynorski. Com Howard Hesseman, Anita Morris. Detetive contratado para localizar uma adolescente de família rica acaba sendo acusado de sequestrá-la. O interesse, no caso, vem de um caso análogo de falso sequestro, ocorrido no Brasil. Aqui, no entanto, o filme é familiar.

OPERAÇÃO CUPIDO 2
SBT, 14h15.    (Parent Trap 2). EUA, 1986, 81 min. Direção: Ronald F. Maxwell. Com Hayley Mills, Tom Skerritt. Duas jovens fazem o possível para aproximar o pai viúvo de uma e a mãe divorciada de outra. Os dois interessados resistem, claro. E Hayley, ex-graciosa atriz juvenil, entra em anos fazendo os mesmos filmes família de outros tempos.

ANJO DA GUARDA
Globo, 15h35.    (Guarding Angel). EUA, 1995. Direção: Eric S. Rollman. Desenho animado em que uma jovem aranha é deixada sozinha para se desenvolver, como reza a tradição das aranhas. Quando ocorre um violento ataque de gafanhotos, porém, ela vai precisar de alguma proteção. Infantil.

FORÇA DE COMBATE
Bandeirantes, 21h55.   (Angel Enforcers). EUA, 1989, 90 min. Direção: Godfrey Ho. Com Shoron Young, Susanna Hughes. Quatro garotas policiais são encarregadas pelo chefe de prender chefão do sindicato do crime.

INTERCINE
Globo, 0h10. A disputa se dá entre o drama "Sofie" (Suécia, Dinamarca, Noruega, 1992, de Liv Ullman, com Karen-Lise Mynster, Erland Josephson) e o suspense "Jogos de Adultos" (1992, de Alan J. Pakula, com Kevin Kline, Mary Elizabeth Mastrantonio, Kevin Spacey).

O PODEROSO CHEFÃO 3
Globo, 2h45.      (The Godfather - Part 3). EUA, 1990, 170 min. Direção: Francis Ford Coppola. Com Al Pacino, Diane Keaton, Andy Garcia. Filme mal compreendido a seu tempo, tido até como um caça-níqueis. Na verdade, é o fecho necessário da tragédia de Michael (Pacino), de início o filho afastado da máfia, depois o líder de sua família. Aqui, quanto mais tenta cair fora dos mecanismos mafiosos, mais se dá conta de que o mundo dos negócios "normais" não é tudo aquilo que imagina. Muito pelo contrário. Bom programa, a melhor opção do dia, sem dúvida.

TV PAGA
Jornalista frustrado vê o jornalismo

da Redação

Nas redações de jornais existe uma penca de cineastas frustrados. Samuel Fuller é um raro caso de cineasta que era, na verdade, um jornalista frustrado.
Daí não espantar que tenha produzido "A Dama de Preto" (Telecine 5, 22h) com seu próprio dinheiro, para falar de Park Row, a rua dos jornais de Nova York.
Por vezes soa antifulleriano, de tão idealista que são os heróis. Às vezes, o fraseado soa até ingênuo.
Mas existe uma tal paixão, plano a plano, que raras vezes se terá visto um trabalho (filme ou não) tão exemplar e tão didático sobre o que seja notícia, ética e liberdade, ou seja, sobre o que sejam o jornalismo e o cinema: um campo de batalha. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: A vida não é boa nem má
Próximo Texto: José Simão: O melhor goleiro do mundo é a cueca!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.