São Paulo, quinta-feira, 15 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bebida deve ser degustada jovem e a 8ºC

COLUNISTA DA FOLHA

Dentro do mundo de Baco, os espumantes são talvez os que requerem mais cuidados para curtir bons goles. A começar pela compra.
Diferentemente dos champanhes, que ganham com o envelhecimento, as borbulhas de outras regiões têm perfil diferente e devem ser bebidas jovens, plenas de fruta. Portanto, procure garrafas de safras recentes e compre os que não têm indicação da colheita na própria vinícola ou importadora ou em lugares com bom giro de estoque.
Sirva-os a cerca de 8 C. Para isso basta deixá-los na geladeira (que em geral mantêm temperaturas nessa faixa) ou mergulha-los por uns 20 minutos num balde com gelo e água.
É preciso de cuidado para abrir a garrafa. A pressão interior (de 4 a 6 atmosferas) pode transformar a rolha num verdadeiro míssil. Por isso, mantenha sempre o gargalo afastado do rosto ou de qualquer objeto de estimação. Remova a gaiola de arame segurando a rolha com o polegar e retire-a devagar, deixando o gás sair pouco a pouco, sem explosões, para evitar a perda das preciosas bolhas.
Sirva de preferência em "flutes" (aquelas taças de forma alongada), que ajudam a manter a efervescência e permitem apreciar a peregrinação cativante das charmosas borbulhas rumo à superfície. (JORGE CARRARA)

Texto Anterior: Bebida: Borbulhas mais baratas ganham o mundo
Próximo Texto: Tentações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.