São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pica-Pau "bomba" na TV e faz a Record deixar o SBT para trás

Desenho ultrapassou até o "Chaves" e fez Silvio Santos mudar a programação

Fernando Cavalcanti/Divulgação
GUTA STRESSER BRINCA DE STRIP-TEASE COM EDGAR A atriz Guta Stresser ("A Grande Família') canta com Edgar no "Circo", que vai ao ar na terça no Multishow; ela brincou de strip e relembrou cenas picantes que protagonizou no filme "Nina"

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Um velho coringa da televisão tem causado turbulência na acirrada guerra pelo segundo lugar de audiência. Depois de passar pela Globo e pelo SBT nos últimos anos, "Pica-Pau" entrou no final das tardes da Record e "bombou" no Ibope.
Exibido às 18h há exatamente um mês, o desenho roubou do SBT o segundo lugar de audiência, deixando para trás até o antes imbatível "Chaves".
Nesta semana, Silvio Santos, de surpresa como sempre, mudou a programação para tentar combater o efeito "Pica-Pau". Colocou no horário o novo programa "Minha Vida É uma Novela", com dramatização de histórias reais. Mas o desempenho de audiência do SBT piorou.
Na terça-feira, a "Turma do Pica-Pau", que vem obtendo sete e oito de média, registrou seu recorde desde a estréia na Record: dez pontos, com picos de 12, contra quatro do SBT (cada ponto equivale a 55 mil domicílios na Grande São Paulo).
Nessa faixa de audiência, o SBT chega a empatar com a Cultura (infantis) e Bandeirantes (esportes e jornalismo).
A Record está veiculando episódios mais novos do "Pica-Pau", do final dos anos 90, que antes estavam com o SBT. Animada com o desempenho do personagem, a emissora decidiu estrear no próximo mês a chamada "safra clássica", com desenhos antigos, anteriormente sob domínio da Globo.
A "Turma do Pica-Pau" faz parte de um pacote de produções comprado pela Record da distribuidora Universal, que inclui também filmes e séries, como "Lei e Ordem" e a badalada "Heroes", ainda inédita no país.
Antes de "Pica-Pau", a Record estava veiculando o seriado enlatado "Xena, a Princesa Guerreira", que em setembro e outubro não conseguiu tirar do SBT a vice-liderança no Ibope.
Álvaro Moya, veterano de televisão e especialista em histórias em quadrinhos, mostra-se admirado com a sobrevivência de "Pica-Pau", criado na década de 40 pelo cartunista norte-americano Walter Lantz. "O Pica Pau foi ao ar pela primeira vez no Brasil em 19 de setembro de 1950, na Tupi, um dia após a inauguração da televisão no país. É incrível que esteja no ar até hoje e seja sucesso", diz.


Texto Anterior: Morreu mesmo?: Na contramão da MTV, canais reforçam clipes
Próximo Texto: Variedades: Oprah visita set de "Grey's Anatomy"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.