São Paulo, sábado, 15 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuba inaugura escultura anti-EUA do arquiteto

DA REPORTAGEM LOCAL

Niemeyer, um comunista histórico, também ganhou uma homenagem em Cuba, cujo regime socialista liderado por Fidel Castro sempre foi elogiado pelo arquiteto.
A escultura desenhada pelo carioca fica na UCI (Universidade das Ciências de Informática), nos arredores de Havana, e será inaugurada hoje. Tem cerca de oito metros de altura e exibe um cidadão empunhando a bandeira cubana em combate com uma figura monstruosa (que simboliza os EUA).
Além da escultura, Niemeyer projetou uma praça e um auditório similar ao do parque Ibirapuera -o teatro abre-se para uma área descoberta.
Outro projeto internacional que tem estimulado o arquiteto é o museu e centro cultural da Fundação Príncipe das Astúrias, em Avilés, na Espanha. "[O museu] Me interessa muito, bonito, fica em uma grande praça", disse ele à Folha, no mês passado. Ele também projetou recentemente um museu-escola para Santiago.


Texto Anterior: Niemeyer chega aos 100 hoje e ganha mostras
Próximo Texto: Livros: Crítico vê plágio de versão de Quintana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.