São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gêmeas brincam com estereótipo no verão da MT

V Lindas e loiras, Bia e Branca, musas do nado sincronizado, dão dicas de comportamento em quadro que estréia hoje

Programa deve ser última empreitada televisiva da dupla, que já fez comercial e novela e agora quer voltar a se dedicar 100% ao esporte

MARIANA LAJOLO
DA REPORTAGEM LOCAL

A loira "desligada" só faz bobagens, mas sempre tem a ajuda da loira "inteligente" para salvar seu verão. É como protagonistas dessa história, que escancara o estereótipo que as persegue, que Bia e Branca, 20, estréiam hoje na MTV.
As novas VJs da emissora ganharam notoriedade ao despontarem como musas do Pan do Rio, no ano passado. Atletas do nado sincronizado, as gêmeas se tornaram alvo dos holofotes muito mais pela beleza do que pela atuação dentro d'água. Elas têm como melhor resultado na carreira o bronze por equipes na competição carioca, o suficiente para conseguirem dezenas de comerciais, ensaios sensuais e ponta em novela da Globo.
Bia e Branca encaram agora, pela primeira vez, um programa próprio, que abre hoje a temporada de verão da MTV. E dizem não temer brincar com o estereótipo que as persegue. "O quadro força a barra do que somos na vida real. Fazemos tudo juntas, e Bia tem personalidade mais forte. Sou mais "abobalhada'", brinca Branca. No "Dicas MTV", com quadros de um minuto espalhados pela programação, elas dão conselhos de verão em situações em que Bia tira sarro da falta de "esperteza" da irmã.
Fora da TV, lamentam o preconceito. "Diziam que estávamos no Pan porque éramos bonitas. Aquilo não é concurso de beleza. As pessoas não acreditam que alguém pode ser bonita, competente e inteligente", diz Branca. Os textos do programa foram mudados para acompanhar as personalidades das atletas. "Uma é mais pilhada, a outra é mais tranqüila, e a gente achou que seria legal seguir isso. Elas foram surpreendentes", afirma o diretor Roberto Ortega, que só teve um pouco de trabalho para controlar o sotaque e o excesso de "caracas" das falas das atletas cariocas.
Alguns trabalhos das gêmeas fora da água após o Pan não foram muito bem vistos pelos dirigentes do nado, que torciam o nariz principalmente para fotos sensuais. Na seleção, Branca e Bia competiam na prova por equipes. Na disputa em duplas, foram reservas no Pan e não chegaram à Olimpíada. "Chamamos atenção, mas foi bom para a nossa equipe também, porque nós divulgamos o esporte", afirma Bia. O Pan ajudou as irmãs a darem salto na carreira artística. Alunas de teatro, já fizeram comerciais e, aos cinco anos, foram Ruth e Raquel em "Mulheres de Areia". Em 2007, atuaram em "Duas Caras", e Branca teve convite para "Caminho das Índias", de Glória Perez.
"O que me deixou feliz foi que o preparador de elenco viu o teste e não me reconheceu. Não me chamou porque eu era uma das gêmeas", festeja ela. A atuação na novela, porém, irá esperar. O "Dicas MTV" deve ser a última empreitada da dupla na TV. Por enquanto.
"Passamos no teste para a seleção [de nado]. Agora a equipe será prioridade. Ser apresentadora é um sonho, quem sabe mais tarde...", diz Branca.


DICAS MTV
Quando: a partir de hoje
Onde: MTV
Classificação: livre



Texto Anterior: Seminário em SP discute o futuro da crítica literária
Próximo Texto: TV se torna 2º emprego de esportistas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.