São Paulo, quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rock na estante

Com biografias e livros de fotos, astros pop têm nova chance de sucesso no papel

Linda Smith/Divulgação
Patti Smith em foto tirada por sua irmã, Linda, com uma das máquinas de Mapplethorpe

THALES DE MENEZES
DE SÃO PAULO

Se a pessoa sorteada no amigo secreto do escritório manifestar seu desejo de receber de presente o "último" do Iron Maiden, é melhor perguntar: disco... ou livro?
As inúmeras biografias roqueiras chegando às livrarias neste final de ano parecem indicar que os artistas estão tentando buscar nos livros as vendas que não conseguem mais com seus CDs.
Duas novidades que atestam o fenômeno no Brasil são "Só Garotos", o relato emotivo da cantora norte-americana Patti Smith sobre sua relação com o fotógrafo Robert Mapplethorpe, e "Bowie - A Biografia", volume mais frio e profissional da vida do cantor inglês David Bowie pelo jornalista Marc Spitz.
A força do filão foi atestada com o sucesso das autobiografias dos nomes mais impagáveis do rock: Ozzy Osbourne e Keith Richards.
"Eu Sou Ozzy" é praticamente um livro de humor. O rei das trevas do metal não separa memória de invenção, mas provoca gargalhadas com as duas coisas.
Já "Vida" vai do escracho a passagens pesadas, todas garantidas como 100% verdadeiras por Keith Richards.
O livro de Patti Smith se junta aos dois como registros irresistíveis para fãs de rock. Vencedor do National Book Award e outros prêmios.
Já o livro sobre Bowie é mais um dos lançamentos um tanto oportunistas que aumentam a oferta nas lojas.
Caem na mesma classificação "Mick Jagger e os Rolling Stones", "Elvis Presley e a Revolução do Rock" e "O Diário dos Beatles". É mais do mesmo, histórias e imagens reempacotadas. Opções para neófitos em música pop ou para trocar na noite de Natal.
Surfam também na onda do rock os livros de fotografias. "Dylan - 100 Canções e Fotos" tem reforço de letras e partituras, mas é nas imagens que garante o interesse.
"A Vida de John Lennon" sai para aproveitar o marco dos 30 anos do assassinato do ex-beatle, e conta com a chancela de Yoko Ono, autora do prefácio. Logo de cara, um atestado de produto bem comportado, "família".
Bem longe dos ambientes familiares, "Iron Maiden - Fotografias" traz muitas fotos de anos de turnês -e trata-se de uma banda que não para de excursionar. Quem já foi adolescente vai se esbaldar.
Se a volta do vinil ainda não se configurou como a salvação do mercado da música, quem sabe o formato "papel" dê uma ajuda.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Crítica rock: Almas gêmeas se encontram na arte
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.