São Paulo, terça-feira, 16 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Um Amor de Múmia
SBT, 14h15.

(Under Wraps). EUA, 1997, 91 min. Direção: Greg Beeman. Com Adam Wylie, Mario Yedidia, Ed Lauter. Dois amigos, um fissurado em filmes de terror e outro meio medroso, descobrem um sarcófago e a respectiva múmia, numa casa abandonada das vizinhanças. Passado o susto, constatam que a múmia é boa gente e passam a protegê-la dos curiosos, o que os leva a situações delicadas.

Lembranças de Outra Vida
Globo, 15h35.

(Fluke). EUA, 1995, 98 min. Direção: Carlo Carlei. Com Matthew Modine, Nancy Travis, Eric Stoltz. Uma espécie de "Ghost", versão canina, com Modine morrendo em um acidente e voltando como cachorro, para proteger a família de um sócio (Stoltz) não propriamente idôneo.

Máscara Negra
Bandeirantes, 22h.

Hong Kong, 1996, 83 min. Direção: Daniel Lee. Com Jet Li, Karen Mok, Lau Ching Wan. Com uma máscara negra no lugar do rosto, Jet Li faz justiça em Hong Kong. Ele é uma versão local, tocada a kung fu e com mais humor, de Robocop.

A Cor da Noite
SBT, 22h15.

(The Color of Night). EUA, 1994, 140 min. Direção: Richard Rush. Com Bruce Willis, Jane March, Lesley Ann Warren, Rubén Blades. Em crise de consciência, após o suicídio de um paciente, o psiquiatra Willis visita um colega. Como o colega é morto, ele herda um grupo de terapia. Ali poderá estar o criminoso. Entroniza-se então o psiquiatra na condição de tira, que é uma interpretação bem americana da coisa.

Intercine
Globo, 1h55.

Para terça, a emissora promove a disputa entre "Quando a Morte Chama" (1995, de Nathaniel Gutman, com Chris Sarandon, Geoffrey Lewis) e "A Ira de um Anjo" (1992, de Larry Peerce, com Mel Harris).

Na Trilha dos Assassinos
Globo, 3h35.

(Dead Bang). EUA, 1989, 102 min. Direção: John Frankenheimer. Com Don Johnson, Penelope Ann Miller. Policial (Johnson) aproveita para afogar as inúmeras mágoas familiares e pessoais ao investigar o assassinato de um colega. Ao topar com um grupo neonazista, sua depressão diminui um pouco mais. O que será esse tira? Alguém à imagem e semelhança de Frankenheimer, cujos filmes desse período parecem saídos diretamente de uma depressão profunda.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Um pesadelo cheio de humor

Quando foi exibido, em 1986, "Filme Demência" (Canal Brasil, 23h30) foi visto como um trabalho meio hermético, para poucos. Com o tempo, essa adaptação livre do "Fausto" aparece como um olhar cristalino sobre um homem dividido entre seus ideais libertários de juventude e o destino de herdeiro (de uma indústria de cigarros).
O Fausto em questão não vende a alma ao diabo. Sua danação consiste, precisamente, na divisão entre aquilo que forma a matéria de seus sonhos e sua desfiguração pelo cotidiano.
De passagem, trata-se de um belo olhar sobre as vicissitudes do capitalismo à brasileira, composto não como discurso político, mas como peça poética. Defini-lo como um pesadelo cheio de humor talvez não seja inexato. (IA)

SUCESSÃO

Bill Clinton faz balanço em entrevista no GNT
Hoje, às 23h, o GNT exibe uma entrevista com o presidente norte-americano, Bill Clinton. Conversando com Dan Rather, âncora da rede CBS, Clinton faz um apanhado de suas realizações na Casa Branca e fala sobre o que espera do governo de George W. Bush.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Qual terreno é firme?
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Brown leva chuva de água mineral vazia!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.