UOL


São Paulo, quinta-feira, 16 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Ator que virou diretor" é nova tendência nos EUA

DA REPORTAGEM LOCAL

O Festival de Sundance já deixou sua marca na história do cinema ao dar oportunidade e revelar cineastas independentes que se tornaram nomes de peso na indústria. Dois exemplos: Quentin Tarantino, de "Cães de Aluguel" (1992), e o midas Steven Soderbergh, com "sexo, mentiras e videotape", esse nos já longínquos anos 80.
A julgar pelas premières que acontecerão em Utah a partir de hoje e dos filmes fora do festival que acabaram de estrear ou estarão estreando em breve nos EUA, é possível ver que Sundance antecipa uma nova tendência em 2003: a do cinema do "ator que virou diretor".
Matt Dillon, ex-rebelde e agora ator de comédias, escreveu, estrelou e dirigiu o thriller "City of Ghosts". Salma Hayek, a "Frida", produziu e dirigiu o drama de imigrantes "The Maldonado Miracle". O sempre coadjuvante Campbell Scott produziu e dirigiu "Off the Map", uma fábula sobre uma menina crescendo no deserto. E Illeana Douglas, a advogada vítima de "Cabo do Medo", continua sua carreira atrás das câmeras com o curta "Devil Talk".
Fora do festival, os atores também estão virando diretores, como se pode ver em três novos filmes com estrelas de primeira grandeza.
George Clooney, o médico preferido das mulheres, estréia na direção com "Confessions of a Dangerous Mind". Nicolas Cage segue os passos de seu tio Francis Ford Coppola, com "Sonny". E Denzel Washington também vira diretor no drama "Antwone Fisher".
Outros destaques em Sundance são os novos filmes com Dustin Hoffman, "Confidence", e Al Pacino, "O Articulador". Também bastante esperado é o documentário "Commandante", do polêmico Oliver Stone. Ele entrevistou Fidel Castro por 20 horas e aqui tenta mostrar o lado humano do ditador cubano. (IF)


Texto Anterior: Cinema: Brasileiros vão a Sundance com o pé atrás
Próximo Texto: Filme francês tipo exportação é atração de festival parisiense
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.