UOL


São Paulo, quinta-feira, 16 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme francês tipo exportação é atração de festival parisiense

DA REPORTAGEM LOCAL

O cinema francês vai às vendas. Com 34 filmes inéditos e 20 apresentados apenas no mercado audiovisual de Milão (Mifed), começa hoje, em Paris, o 5º Encontro do Cinema Francês.
Distribuidores brasileiros estão entre os 350 compradores (de 30 países) convidados pela Unifrance, agência governamental que organiza a mostra e promove o cinema francês no exterior.
Percentualmente, a América Latina responde por só 8% do mercado internacional do filme francês, que atingiu o recorde de 40,2 milhões de ingressos vendidos, em todo o mundo, em 2002.
Mas Brasil e Argentina estão entre os mercados que mais cresceram no ano passado.
Filmes franceses venderam 1 milhão de ingressos no Brasil, só no primeiro semestre de 2002. A cifra é maior que as vendas totais nos anos anteriores, desde 97.
Os maiores sucessos franceses aqui no ano passado foram "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", "O Pacto dos Lobos", "8 Mulheres" e "O Closet".
Entre as apostas de venda de filmes produzidos na França para 2003 estão os novos títulos de Michael Haneke ("Les Temps des Loups"/O Tempo dos Lobos), Patrice Lecomte ("L'Homme du Train"/O Homem do Trem) e Claude Chabrol ("La Fleur du Mal"/ A Flor do Mal).
Para enfatizar o interesse do país na difusão internacional de seu cinema, o primeiro-ministro Jean-Pierre Raffarin recebe os participantes do Encontro no próximo dia 20.
A França usa o conceito da "especificidade cultural" para defender regras especiais de comercialização do produto cultural. (SA)


Texto Anterior: "Ator que virou diretor" é nova tendência nos EUA
Próximo Texto: Gastronomia: "Delírio" de qualidade francês inspira Brasil
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.