São Paulo, sexta-feira, 16 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Última Moda

Alcino Leite Neto - ultima.moda@folha.com.br

Academia fashion

O estilista Jum Nakao comanda coleção de alunas de moda que será vendida em São Paulo

Uma coleção feita por estudantes de moda será comercializada a partir do próximo mês em São Paulo. É um fato raro, e tem por trás a mão do estilista Jum Nakao, coordenador do coletivo Faap Moda Brasil, formado por alunas do curso de pós-graduação em direção de criação em moda da Faculdade Armando Álvares Penteado.
A loja multimarcas Surface 2 Air, nos Jardins, vai vender a coleção de 30 peças das novas estilistas.
Nessa primeira turma do curso, Jum trabalhou com um grupo de oito alunas, todas com alguma experiência no mercado fashion.
No mercado de moda, alguns reclamam que as escolas formam estilistas demais e deixam de criar bons profissionais em outras áreas, como no valorizado setor de modelagem. Mas, para Jum, o projeto vai fazer muito bem à moda brasileira. "Principalmente porque o que vemos hoje nas passarelas e na imprensa é muito deslumbramento e praticamente nenhum conteúdo", diz o estilista.
Na primeira fase do projeto, segundo Jum, a intenção foi destruir idéias preconcebidas sobre a criação em moda. "Quando terminamos essa fase, elas descobriram que o que havia sobrado era o que tinham de mais autêntico, uma essência a ser explorada", conta.
As roupas trabalham com o tema da contenção. A idéia foi transformada numa série de peças nas quais os volumes parecem "vazar" de estruturas rígidas, em tons de branco, preto e cinza. "Fomos tomados por uma grande empolgação coletiva, uma vontade de fazer essa coleção acontecer", afirma Ceilane Refosco, uma das alunas.
A idéia do curso surgiu de um projeto conjunto da Faap e do Instituto Brasil de Arte e Moda -formado por uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e o Masp (Museu de Arte de São Paulo).
"O objetivo foi fazer com que as alunas percorressem todo o processo de produção -até a comercialização do produto final", afirma Silvio Passarelli, diretor da Faculdade de Artes Plásticas da Faap.
A intenção é que outras coleções sejam produzidas pelas novas turmas do curso -são duas por ano. "Queremos disseminar a idéia de que rigor e pensamento criativo não são incompatíveis com sustentabilidade comercial", diz Jum.

ANDREA MARQUES ABRE ATELIÊ
A estilista Andrea Marques, diretora de criação da Maria Bonita Extra, vai abrir um ateliê pessoal no Jardim Botânico, no Rio. A nova grife, batizada com o próprio nome da estilista, vai lançar em maio uma minicoleção de peças especiais. Andrea vai dividir a sua nova atividade com o trabalho que exerce há 14 anos na Maria Bonita Extra. "Resolvi criar um espaço que fosse mais meu, onde tivesse mais liberdade. Meu desafio agora será fazer algo que não seja uma cópia de mim mesma", diz a estilista.

BOM RETIRO FAZ DESFILES
A quarta edição do Bom Retiro Fashion Business começa na próxima segunda-feira e vai até quinta, dia 22, em São Paulo. Serão mostradas coleções de 30 marcas. Na quarta, um desfile especial, no Hotel Luz Plaza, apresentará um mix do melhor dos quatro dias. Foram investidos cerca de R$ 450 mil no evento. Segundo a organização do evento, durante e logo após os desfiles, as vendas nas lojas do bairro costumam crescer em torno de 20%.

POUCAS E BOAS
  Abre amanhã, às 11h, a exposição "Fashion Foto Mercedes-Benz", com imagens de Luiz Tripolli e curadoria de Regina Guerreiro. No Oscar Café (r. Oscar Freire, 727, em São Paulo, tel. 11/3063-5209).
  A Melissa comemora a sua quarta venda consecutiva para a butique hype francesa Colette, que está festejando os seus dez anos.
  A grife New Order vai vender com exclusividade no Brasil a linha de tênis vintage New Balance Classics, da famosa marca New Balance.


com VIVIAN WHITEMAN


Texto Anterior: CDs
Próximo Texto: "Cata-dores" faz tributo aos clowns de "Godot"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.