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Vendas de música no Brasil crescem 6,5% em 2008
Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Discos, total foi de R$ 359,9 milhões; em 2007 foi R$ 337 milhões
Segmento digital, que inclui vendas em internet e por telefonia celular, teve um crescimento de 79,1% em comparação ao ano de 2007
DA REPORTAGEM LOCAL
Após três anos consecutivos
de retração, as vendas no mercado fonográfico brasileiro tiveram aumento de 6,5% nas
vendas em 2008 (sem levar em
conta a inflação, de 5,9%) segundo levantamento anual divulgado ontem pela Associação
Brasileira de Produtores de
Discos (ABPD). A movimentação total foi de R$ 359,9 milhões, contra R$ 337 milhões
em 2007.
O balanço, assinado pelo presidente da ABPD, Paulo Rosa,
aponta que o aumento se deve
principalmente à exploração de
novos formatos. O mercado de
música digital (internet e telefonia móvel) cresceu, em 2008,
79,1% em comparação a 2007.
Hoje, as vendas no formato já
representam 12% de todo o
mercado de música no Brasil.
Rosa destaca também a associação com grandes patrocinadores e mercado publicitário e
o licenciamento de música entre os fatores que vêm impulsionando o mercado.
O levantamento traz ainda
avaliações das principais gravadoras brasileiras. Marcelo Castello Branco, presidente da
EMI, afirma que a gravadora
teve 50% de crescimento em
2008. Alexandre Schiavo, da
Sony, aponta aumento de 10%
nas vendas no ano passado.
Leonardo Ganem, da Som Livre, diz que o barateamento do
preço dos CDs, com valores entre R$ 9,90 e R$ 14,90, está entre os fatores que contribuíram
para o crescimento.
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