São Paulo, quinta-feira, 16 de abril de 2009

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Vendas de música no Brasil crescem 6,5% em 2008

Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Discos, total foi de R$ 359,9 milhões; em 2007 foi R$ 337 milhões

Segmento digital, que inclui vendas em internet e por telefonia celular, teve um crescimento de 79,1% em comparação ao ano de 2007


DA REPORTAGEM LOCAL

Após três anos consecutivos de retração, as vendas no mercado fonográfico brasileiro tiveram aumento de 6,5% nas vendas em 2008 (sem levar em conta a inflação, de 5,9%) segundo levantamento anual divulgado ontem pela Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD). A movimentação total foi de R$ 359,9 milhões, contra R$ 337 milhões em 2007.
O balanço, assinado pelo presidente da ABPD, Paulo Rosa, aponta que o aumento se deve principalmente à exploração de novos formatos. O mercado de música digital (internet e telefonia móvel) cresceu, em 2008, 79,1% em comparação a 2007. Hoje, as vendas no formato já representam 12% de todo o mercado de música no Brasil.
Rosa destaca também a associação com grandes patrocinadores e mercado publicitário e o licenciamento de música entre os fatores que vêm impulsionando o mercado.
O levantamento traz ainda avaliações das principais gravadoras brasileiras. Marcelo Castello Branco, presidente da EMI, afirma que a gravadora teve 50% de crescimento em 2008. Alexandre Schiavo, da Sony, aponta aumento de 10% nas vendas no ano passado.
Leonardo Ganem, da Som Livre, diz que o barateamento do preço dos CDs, com valores entre R$ 9,90 e R$ 14,90, está entre os fatores que contribuíram para o crescimento.


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