São Paulo, quinta-feira, 16 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Cinema

"A Chave da Casa" aborda refugiados

SÉRGIO RIZZO
CRÍTICO DA FOLHA

Imagens do deserto na fronteira da Jordânia com o Iraque abrem "A Chave da Casa", de Stela Grisotti e Paschoal Samora, que participou da 14ª edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários e hoje é exibido pela TV Cultura.
A paisagem tem intenso valor simbólico: ali, vivem palestinos em um campo de refugiados; alguns esperam há anos por um país que os receba. As últimas 48 horas de um grupo deles são condensadas na primeira parte do filme. Eles preparam as malas para vir ao Brasil, que não sabem direito como é, mas que não pode ser pior, acreditam, do que viver em barracas no deserto.
Nove meses depois, os reencontramos em Pelotas (RS), Venâncio Aires (RS), Florianópolis e Mogi das Cruzes (SP). O contraste entre as esperanças do início e as dificuldades de adaptação, no segundo momento, traduz de maneira bem concreta o drama de aproximadamente 14 milhões de refugiados em todo o mundo.
Que o país de destino seja o Brasil apenas reforça a ideia de que não há hospitalidade capaz de apagar o sentimento de não pertencer a lugar nenhum.
O filme faz parte de projeto da Cultura dedicado a 13 documentários de cineastas paulistas, às quintas, até 2 de julho.


A CHAVE DA CASA

Quando: hoje, às 22h10
Onde: Cultura
Classificação: livre



Texto Anterior: Galinha d'angola na caçarola
Próximo Texto: Televisão/Crítica: Belmondo faz prova de fé em "Leon Morin"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.