São Paulo, sábado, 16 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA ROMANCE

Repleta de clichês, trama de Rick Riordan não surpreende

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

O escritor americano Rick Riordan é famoso pela série de livros juvenis com o personagem Percy Jackson, um menino que se envolve em aventuras inspiradas pela mitologia grega.
Riordan também escreveu uma série de romances policiais para adultos, envolvendo o detetive particular Jackson "Tres" Navarre. O primeiro livro, "Tequila Vermelha", é publicado agora no Brasil.
Navarre não é um detetive qualquer. Além do gosto por mulheres misteriosas, uísque e perigo, comuns à maioria dos homens em sua profissão, ele é mestre em tai chi e PhD em estudos medievais.
Em "Tequila Vermelha", Navarre volta à cidade onde nasceu, San Antonio, no Texas, depois de dez anos. Ele havia deixado San Antonio depois do assassinato do pai, um policial condecorado, cuja morte nunca fora solucionada.
Navarre está disposto não só a encontrar o assassino do pai, como a reatar o noivado com a rica artista Lilian Cambridge, a namorada de infância que ele deixou no altar.
O detetive começa a fuçar o passado e logo se vê metido numa trama envolvendo a máfia, políticos corruptos, provas escondidas em estatuetas e policiais desonestos.
É muito clichê junto. "Tequila Vermelha" sofre de um mal que ataca tantos aspirantes a best-seller por aí: parece mais um roteiro de filme do que um romance.
O livro é narrado em primeira pessoa, mas Riordan gasta tanto tempo com descrições detalhadas e espirituosas que cria um distanciamento entre o leitor e o personagem principal. Mesmo quando está no meio de um tiroteio, ou pendurado na janela de uma fábrica abandonada, lutando contra um bandido, Navarre tem tempo para pensar em frases de efeito.
Não há nada de novo ou surpreendente na narrativa. A exemplo de tantos outros autores policiais, Riordan espalha "pistas" por toda a trama, só para usá-las no momento adequado. Já vimos esse filme -ou melhor, esse livro- antes.

TEQUILA VERMELHA

AUTOR Rick Riordan
EDITORA Record
TRADUÇÃO Gustavo Mesquita
QUANTO R$ 39,90 (432 págs.)
AVALIAÇÃO regular


Texto Anterior: Crítica/Romance: Sordidez marca estreia de Sacha Sperling
Próximo Texto: Crítica/História: Independência dos EUA mudou o mundo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.