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CRÍTICA
Longa se desintegra em colagem de alegorias
da Equipe de Articulistas
"Tiradentes" é um filme irregular, híbrido, de difícil apreensão.
Em vez de narrar de modo unívoco
a trajetória do personagem e sua
inserção na história, o diretor optou por uma colagem de sequências díspares quanto ao ponto de
vista, ao tratamento dramático e
ao estilo de exposição.
Há trechos ostensivamente teatrais, sequências de deboche, cenas
realistas, pitadas de metalinguagem (por exemplo, Joaquim Silvério dos Reis falando à câmera), um
pouco de ação, algum romance e
muita mulher pelada.
O próprio Tiradentes (Humberto Martins) parece meio perdido
em meio a tantas informações visuais e auditivas, grandes personagens e pequenos eventos.
Embora tenha havido uma pesquisa exaustiva, a intenção alegórica é muito mais palpável que a
preocupação com o realismo da
reconstituição histórica.
O filme já abre com uma alegoria
do Éden tropical, em que um grupo de membros da classe dominante colonial banqueteia na mata
entre mulheres nuas. Mas é, do
ponto de vista deles, um paraíso do
qual temem ser expulsos, dada a
agitação separatista local.
A exposição da conspiração, inspirada nas idéias liberais norte-americanas, vai ser feita de mistura
com eventos do dia-a-dia, numa
atmosfera saturada de referências
pictóricas e literárias.
"Tableaux vivants" remetem a
telas famosas de Velázquez e Caravaggio, os diálogos citam Boccaccio e, num anacronismo deliberado, Edgar Alan Poe (anacronismo
mais acintoso é o uso de uma canção de Bob Dylan).
Essas referências, detalhadamente explicadas no livro com o
roteiro comentado, talvez surjam
ao espectador não-iniciado como
meros elementos de dispersão.
Paciência. A opção por uma narrativa descontínua e intertextual é
legítima e até mais honesta que a
reconstrução linear da história
com pretensões à veracidade.
Mas a ausência de unidade estética parece estar ligada à ausência de
uma interpretação do sentido da
Inconfidência. Parece que Caldeira
se entregou ludicamente ao desenho de cada peça de um quebra-cabeças que, afinal, não junta.
Limita-se a espalhar idéias e inquietações. Só isso, no nosso cineminha bem-comportado, já é um
grande mérito.
(JGC)
Avaliação:
Filme: Tiradentes
Direção: Oswaldo Caldeira
Com: Humberto Martins, Julia Lemmertz,
Giulia Gam, Paulo Autran
Onde: a partir de hoje, no Espaço Unibanco
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