São Paulo, quarta-feira, 16 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mineira "do sertão do sertão" é destaque no Tim com 1º CD solo

Déa Trancoso tem 4 indicações com canções populares recolhidas pelo país

DA SUCURSAL DO RIO

Durante a festa do Prêmio Tim de Música, hoje à noite, no Teatro Municipal do Rio, um nome desconhecido será ouvido pelo menos quatro vezes: Déa Trancoso. Esta mineira de 43 anos concorre nas categorias cantora regional, disco regional, projeto visual e cantora pelo voto popular.
"O Lenine já disse que demorou 20 anos para fazer sucesso da noite para o dia. Eu nem estou fazendo sucesso, mas sinto essas indicações coroando 20 anos de estrada. Para quem saiu do sertão do sertão, é uma coisa que impressiona", diz ela.
Déa Trancoso nasceu em Almenara, no Vale do Jequitinhonha (norte de Minas Gerais), a 744 km de Belo Horizonte. Ela vive há 20 anos na capital mineira, onde se formou em jornalismo.
Esse olhar duplo, de rincão e de metrópole, se mostra em "Tum Tum Tum", seu primeiro CD solo e motivo das indicações ao Tim. Em uma década de trabalho feito em vários pontos do Brasil, ela recolheu cantos de domínio público, ouviu pesquisadores mas também se valeu da própria vivência.
"Tem uma música do disco, "Beija-Flor", que é cantada de um jeito no Jequitinhonha, de outro no sul de Minas, aparece também em Pernambuco, vai passeando pelo Brasil. Acho um trem lindo isso aí", conta.
Amante desde criança de samba, choro e Nelson Gonçalves, por influência do pai violonista, Alcides Trancoso, ela se mostra sem preconceitos ao exaltar astros pop como Cazuza e Sinéad O'Connor.
"Minha raiz pode ser no Jequitinhonha, a do Lenine em Recife, mas tem um lugar em que tudo se encontra e vira música. E música não tem sexo, cor, cheiro", afirma.
Neste ano, o Prêmio Tim homenageia Zé Keti (1921-1999), com participações de Paulinho da Viola, Milton Nascimento, Elton Medeiros, Mônica Salmaso e outros.


Texto Anterior: Marcelo Coelho: Um catolicismo bem divertido
Próximo Texto: Alguns indicados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.