São Paulo, sexta, 16 de maio de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barueri sedia festival de bonecos

da Redação

Disposto a fincar o pé no circuito cultural do país, Barueri, município da Grande São Paulo, sedia a partir de hoje seu 1º Festival Internacional de Teatro de Bonecos.
O evento vai reunir, até 21 de maio, oito companhias, entre as quais atrações da China, Espanha e Argentina (leia quadro ao lado).
Promovido pela Assessoria de Cultura, Lazer e Criança de Barueri, a mostra surge como mais uma oportunidade para esses grupos, que vêm ao Brasil para participar do consagrado Festival de Bonecos de Canela (RS), se apresentarem.
"Trazer artistas estrangeiros para cá é muito caro. Quanto mais lugares eles mostrarem seus espetáculos, melhor, pois o orçamento fica dividido", disse Berenice Farina da Rosa, uma das organizadoras do festival de Barueri.
Além do município, fazem parte desse "circuito de teatro de bonecos" o Sesc Ipiranga (São Paulo), Brasília e Curitiba.
Todas as peças são gratuitas e acontecem no Teatro Municipal de Barueri. Hoje, quem abre o evento é a montagem "Circus", da Cia. Cidade Muda, com trabalho baseado em técnicas japonesas.
No dia 19, estréia a primeira atração estrangeira, a argentina Cia. El Teatro de la Plaza, que exibirá "Un Redondo Muy Quadrado", em que "redondos" e "quadrados" não se suportam.
Vinda de Barcelona, a Cia. Jordi Bertran e suas marionetes de fios se apresentam no dia 20.
Um dos maiores destaques do festival é o grupo chinês Yang Feng Puppet Theatre, que visita Barueri com "Tales of China", que aproxima manipulação de bonecos e malabarismo, numa tradição familiar em que a técnica é transmitida de pai para filho. (ES)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã