São Paulo, quarta-feira, 16 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANIMAÇÃO

Desenho de Mauricio de Sousa estréia no Cartoon Network, enquanto longa com Luciano Huck vai às telas em julho

Astros ajudam Turma da Mônica na TV e no cinema

DIEGO ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Satisfeito com seu novo contrato com o Cartoon Network, canal que lidera o ranking dos mais assistidos da TV paga no Brasil, o quadrinista e empresário Mauricio de Sousa, 68, anunciou oficialmente anteontem a concretização de três de seus "projetos de vida": a entrada definitiva dos desenhos da Turma da Mônica na televisão brasileira, o lançamento dos programas de alfabetização com os personagens e a estréia de um novo longa nos cinemas.
"Cine Gibi - O Filme", com direção de José Márcio Nicolosi, estréia em 9 de julho no país e terá as crias do quadrinista contracenando com personagens reais, como Luciano Huck, Wanessa Camargo e Fernanda Lima.
"Parece que os astros se juntaram e estão indicando os caminhos. A gente estava sonhando faz tempo. Estou muito feliz, mas um pouco desconfiado", brincou Sousa, que, nesta semana, recebe a visita de Barry Koch, vice-presidente sênior do Cartoon.
Para Koch, 43, a estréia dos desenhos no canal, no próximo dia 27, marca o início de uma colaboração entre Brasil e EUA que pode render outros frutos no futuro. "Turma da Mônica" é a primeira série original brasileira que exibimos no canal, mas certamente queremos colocar mais produções locais na programação."
Com regularidade semanal, aos domingos sempre às 9h da manhã, os primeiros programas devem ter 30 minutos de duração. Diante do grande e pouco explorado acervo produzido desde a década de 80 pelos estúdios Mauricio de Sousa, a programação será composta por material antigo, pequenas vinhetas e algumas tomadas por trás das câmeras feitas com o criador da Turma.
"Estamos no primeiro passo e aprendendo a trabalhar juntos, mas com uma vontade danada. É um trabalho dinâmico, mas sem margem de erro", afirma Sousa.
Gente ("Estou admirado com o pessoal que estou descobrindo que sabe fazer desenho animado no Brasil"), disposição e até uma proposta de lei de incentivo para desenhos nacionais na TV brasileira não faltam.
"O deputado Vicentinho (PT) tem um grupo de trabalho que está mantendo contato com produtores e desenhistas para que essa lei nasça de forma que possa ser implementada." Caso vingue, Sousa não descarta a possibilidade de retomar negociações com a Rede Globo, que, em 1999, havia assinado um contrato com ele. O contrato foi rompido sem que nenhum programa fosse produzido.
"Não é impossível que a gente possa vir a ter novos projetos com a Globo, que é uma grande estação e nos interessa em alguns casos também", concluiu.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Literatura: Teatro e cinema acolhem "Os Desvalidos"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.