São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro dcastro@folhasp.com.br




Record cresce mais entre pobres e jovens

O crescimento da Record nos últimos anos foi sustentado principalmente pelo telespectador mais pobre e mais jovem, que consome pouco e atrai menos os anunciantes.
Segundo o Ibope, a audiência nacional da rede aumentou 64% no horário nobre, entre janeiro e maio deste ano, comparada com o mesmo período de 2005. Mas foi desigual. Entre as classes D e E, a Record subiu 105%, contra 79% na C e apenas 26% nas A e B. Seu crescimento foi de 142% entre o telespectador de 4 a 11 anos e de 108% entre os de 12 a 17, mas de somente 25% entre as pessoas com mais de 50 anos.
A Record é hoje a rede de perfil de audiência mais popular. De cada cem telespectadores da rede, 31 são das classes D e E, 49 da C e 20 da A e B. Seu público tem 48% a mais pessoas das classes D e E (que recebiam até R$ 485 em 2005) do que a média da população. De cada cem brasileiros, 33 são das classes A e B, 46 da C e 21, da D e E.
No SBT, historicamente vista com uma "TV do povão", a composição atual da audiência é de 24 pessoas das classes A e B, 50 da C e 26 da D e E para cada grupo de cem telespectadores. Ou seja, assim como a Record, a rede de Silvio Santos tem proporcionalmente menos telespectadores mais ricos do que a média da população.
A audiência da Globo praticamente espelha a população. De cada cem telespectadores, 31 são A e B, 47 C e 22, D e E.

ANTECIPAÇÃO 1 Em comunicado distribuído na última sexta, Octávio Florisbal , diretor-geral da Globo, anunciou o fim da fase de transição na área artística da emissora, que iria até julho.

ANTECIPAÇÃO 2 A partir de hoje, Mário Lúcio Vaz, ex-diretor-geral artístico, passa a ser diretor-associado artístico (consultor). Em seu lugar, assume definitivamente Manoel Martins, como diretor-geral de entretenimento.

ORGANOGRAMA A agora chamada Área de Entretenimento terá três centrais: produção (sob Eduardo Figueira), desenvolvimento artístico (Ary Grandinetti) e criação, formada por todos os autores e diretores de núcleo, diretores-gerais de programas e diretores de programa.

FIM DO MISTÉRIO Ex-diretor de programação da Band, Rogério Gallo voltou a circular pela TV porque está produzindo documentários e um novo programa de moda, o "Modazine". Semanal, a atração entrará no "Atualíssima" e no "A Noite É uma Criança".

HISTÓRIA Estréia na TV Brasil na próxima segunda, às 22h, o "De Lá pra Cá". Apresentado pelo jornalista Ancelmo Gois e pela socióloga Vera Barroso, o programa, semanal, pretende "trazer a história para a fala do cidadão e ir atrás dos fatos".

ELÁSTICO "Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado", exibido dia 24 pelo Telecine, foi o filme mais visto da TV paga em maio. De cada 100 televisores ligados em TV paga, 16 estavam nele.

Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.