São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Como Arranjar uma Namorada pro Papai
SBT, 14h30.
  
(Billboard Dad). EUA, 1998, 92 min. Direção: Mary-Kate Olsen, Ashley Olsen, Jessica Tuck. As gêmeas Olsen empenham-se em dar um fim à solidão do pai, usando para isso uma estratégia que, julgam, vai revolucionar o mundo da publicidade matrimonial. Nem tudo dá certo, já que é uma comédia.

Rusty - O Grande Resgate
Globo, 15h45.
  
(Rusty: A Dog's Tale). EUA, 1997, 90 min. Direção: Shuki Levy. Com Hal Holbrook, Rue McLanahan. Rusty é o cãozinho beagle que, com o arrojo habitual dos cães do cinema americano, trata de salvar os donos e seus irmãos de bandidos. Comédia familiar.

A Pervertida
SBT, 2h.
   
(Transgredire). Itália, 2000, 89 min. Direção: Tinto Brass. Com Yuliya Mayarchuk, Jarmo Berardi. Uma dessas raras e imperdíveis chances de ver um filme de Tinto Brass, o mais transgressor dos cineastas italianos e, talvez, do mundo. Aqui, uma bela jovem opta por ter romance com uma lésbica, mas sem dispensar seu namorado.

A Casa da Morte
Bandeirantes,1h55.
 
(Christina's House). EUA, 1999, 96 min. Direção: Gavin Wilding. Com Katy Brodsky, John Savage. Casa nova e velhos problemas de filmes de terror: pessoas e acontecimentos muito estranhos se manifestando.

Os Espíritos
SBT, 3h30.
  
(The Frightners). EUA, 1996, 109 min. Direção: Peter Jackson. Com Michael J. Fox, Trini Alvarado. Trambiqueiro faz acordo com espíritos e vive dos fenômenos paranormais que eles encenam. Até que um dia um espírito apronta. Incursão ao sobrenatural de Jackson, ora festejado autor da série "O Senhor dos Anéis". Só para SP.

A Vingança da Rainha da Neve
SBT, 4h45.
  
(The Snow Queen's Revenge). EUA, 1996, 66 min. Direção: Martin Gates. A rainha é malvada, pretende congelar todo mundo. Nossos pequenos heróis dispõem-se a combatê-la. Só para SP.

Intercine
Globo, 1h50.

Fecha a semana dos suspenses o preferido dos votantes, entre "Nunca Fale com Estranhos" (1995, de Peter Hall, com Rebecca DeMornay, Antonio Banderas) e "O Suspeito da Rua Arlington" (1999, de Mark Pellington, com Jeff Bridges, Tim Robbins).

Minha Família
Globo, 3h50.
  
(My Family). EUA, 1995, 125 min. Direção: Gregory Nava. Com Esai Morales, Jimmy Smits. A história de três gerações de uma família de origem mexicana vivendo em Los Angeles.

A marca de Mamoulian

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Nada pode ser mais subjetivo do que as considerações que fazemos sobre atores. No entanto, quando um ator que não suporto torna-se subitamente suportável e até digno de simpatia, é que alguém o dirige bem.
Esse é o caso de Tyrone Power em "A Marca do Zorro" (Telecine Classic, 1h20), dirigido por Roubem Mamoulian.
Acrescente-se que esse papo de justiceiro mascarado e seus embates com as autoridades espanholas é um tanto antiquado. Ainda assim, o filme flui suavemente, e cada um dos episódios é capaz de reservar alguma surpresa -que vem menos de sua significação do que da maneira como é construída.
Mamoulian foi um cineasta de poucos filmes e em quase todos soube imprimir uma marca de elegância, fluência e firmeza.

MINISSÉRIE

A essência de Balzac em série francesa

ANTONIO ARRUDA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O dinheiro, como o caracterizou o escritor francês Honoré de Balzac (1799-1850) em seu livro "A Prima Bette", é "o único deus moderno no qual se tem fé". Na maioria das histórias do autor, não há redenção possível na sociedade burguesa dos poderosos.
Se não suavizasse, no final do último episódio, essa essência balzaquiana do inescrupuloso, propondo certa possibilidade de "endireitamento moral", a minissérie francesa "Rastignac ou Os Ambiciosos" seria um ótimo exemplo de diálogo entre TV e literatura. Mesmo assim, o desfecho não chega a comprometer a obra.
Os quatro episódios da minissérie serão exibidos amanhã, de uma vez, no Eurochannel. Considerada a versão moderna do romance "O Pai Goriot", a minissérie conta a história de Eugène de Rastignac (Jocelyn Quivrin), jovem criativo e carismático, filho de poderosos, que, movido por uma ambição desmedida, vai a Paris atrás de sucesso e glória.
A relação passional que Rastignac mantém com o idealista porém não menos corruptível Lucien de Rubempré (personagem de "Ilusões Perdidas", outro romance de Balzac), interpretado por Flannan Obe, constitui o eixo da minissérie.
Elo dramático entre os dois personagens, está a advogada Elsa Romieux (Alika del Sol), que não figura em nenhuma obra de Balzac e, talvez por isso, é dona da mais correta personalidade dentre todas que fazem da trama um ajuntamento explosivo de sexo, política, paixões, frustrações...
Aos que conhecem um pouco de Balzac, "Rastignac ou Os Ambiciosos" traz sutis alusões não só a romances do autor, como à sua biografia, e abre possibilidades para pensar como a TV tem se apropriado da literatura hoje. Aos que desconhecem, a chance de conhecer a base decadentista que marca sua produção -ainda que a leitura de seus livros traga imagens muito mais contundentes sobre a depreciação do humano.


OS AMBICIOSOS. Quando: amanhã, às 23h, no Eurochannel.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.