São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2004

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SHOW

Rapper desafia regras de TV durante primeira sessão de "Acústico"

Bêbado, D2 afronta caretice MTV

DA REPORTAGEM LOCAL

Você nunca verá nem ouvirá o "Acústico MTV" de Marcelo D2, ao menos não como ele foi gravado anteontem, em primeira sessão, em São Paulo. É que, de acordo com definições convencionais, deu tudo errado.
O rapper carioca bebeu cerveja sem parar, errou a letra na hora de cantar "Loadeando" com seu filho Stephan, irritou-se com a ordem da MTV de repetir boa parte das canções. Ao saber que devia começar tudo de novo, fez cara de desapontamento e correu para fazer xixi, dispersando o grupo de músicos sambistas, rappers, violonistas MPB, até uma orquestra de cordas que ia ficando embevecida com a rebeldia antipop do líder da gandaia. Sob o pretexto da bebedeira, comandou um show de sabotagem e auto-sabotagem.
O que estava em curso era um legítimo embate roqueiro. A MTV é ágil e moderna, mas tem submetido artistas brasileiros também ágeis e modernos ao formato disciplinado, careta, pseudo-sofisticado do sucesso comercial que é a grife "Acústico".
Mesmo sem querer, o indócil D2 deu o troco à MTV. Reagiu ao "quadradismo dos seus versos", com diriam Antonio Carlos & Jocafi, que ele gosta de samplear. "É mentira", cantavam as vocalistas, citando o rebelde Marcos Valle.
D2 tem apenas dois discos solo. Um deles é "À Procura da Batida Perfeita" (2003), um dos mais importantes trabalhos musicais do Brasil recente. O natural era que seu sucessor fosse um disco de volta do Planet Hemp, sua banda, e não mais um solo feito de reprises em formato acústico. D2 aceitou fazê-lo, de comum acordo com os conglomerados comerciais Sony Music e MTV. Mas na hora H a receita desandou.
O desenho de palco era inovador; o público se dispunha em arquibancadas tipo teatro Oficina, proibitivas para dança e movimento; playboys paulistanos presentes não tinham nada a ver com o subúrbio colorido que dá razão de ser ao Planet e a D2.
Pouco a pouco, ia ficando explícito o desinteresse manso do artista pelas novas versões de seus samba-raps. Derrubou a caneca de cerveja no chão em que dois bailarinos de hip hop faziam evoluções comoventes de tão rebuscadas. Impacientou-se com o ponto eletrônico que devia veicular broncas colossais -tirava-o do ouvido, levava mais bronca.
Já embriagado, disse que a maconha estava liberada no recinto, levando à ira uma das produtoras frenéticas que se desesperavam com o descontrole.
Obrigado a regravar (mesmo sem condições), convocou de volta ao palco o gênio maluco do piano João Donato, que em cumplicidade com seu fã forjou uma genial improvisação estendida por minutos incontáveis -tudo que não caberia num programa de TV cheio de regras e contra-regras.
Frases ébrias iam entregando o ouro aos bandidos que gostam de música nova e inventiva, não de formatos engessados. "Eu sou do Rio de Janeiro, pô." "Não sou daqueles caras que quer vender disco, não." "Isso é um programa de TV, mas ninguém está aqui para mostrar a bunda." "Sabia que não podia ficar bebendo, porque fico emocionado."
Foi triste? Foi. Bebida é porcaria e faz mal a D2? Faz. Mas não era só isso. Em seu descontrole, D2 cantava fora do microfone, pedia liberdade, desobedecia vozes castradoras de autoridade, como fez a vida toda. Não quis se deixar domar pela caretice dos outros, esse tem sido sempre seu jargão.
Se alguém tinha que se enquadrar ali era a MTV, não o artista -nervoso, o povo da TV talvez nem tenha percebido a linda roda que se formou ao final, as vocalistas gentis sambando descalças para apoiar o líder rebelado. O conflito está posto à mesa, vivas à música e à arte do Brasil.
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)


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