São Paulo, domingo, 16 de julho de 2006

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Desfiles de Herchcovitch e V.ROM definem imagem

ALCINO LEITE NETO
EDITOR DE MODA

VIVIAN WHITEMAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Com o desfile de Maxime Peremulter, ocorrido anteontem, e as apresentações da V.ROM e de Alexandre Herchcovitch, ontem, a imagem masculina do próximo verão ganhou contornos muito mais nítidos na SPFW que a feminina. De um lado, aparece o boêmio-chique, que aposta numa mistura esperta de elementos esportivos e toques nostálgicos da elegância tropical, como o terno de linho e o chapéu de palha. Do outro, surge uma imagem miscigenada, que promove o encontro das tribos da rua com uma rica salada étnica.
Alexandre Herchcovitch apresentou um emocionante desfile, direto e com edição de looks muito precisa. Seus meninos têm pegada reggae e misturam referências africanas, elementos rastafári e símbolos judaicos com naturalidade. A coexistência, desejo que vai além da moda, é o fundamento. Na prática, o conceito se transforma em incríveis macacões que valem por dois: olhados de longe parecem uma combinação de camisetas com calças ou bermudas, sempre com cores e estampas diferentes.
Além disso, o estilista trabalhou também aspectos de uma alfaiataria despretensiosa e voltada para o conforto, com ótimos blazers, calças mais amplas e camisas tipo bata. A V.ROM exibiu cambraias em ótimas bermudas cargo, às vezes combinadas com paletós, e também em camisas soltas ou em batas. Referências militares ajudavam a estruturar os looks, muito confortáveis.
Foi um dia feliz para a São Paulo Fashion Week. Também as grifes Maria Bonita e Huis Clos fizeram coleções fortes. As duas apresentações, de formas diferentes, sugeriram uma imagem feminina mais livre de clichês de delicadeza, uma beleza sem fricotes. Danielle Jensen, da Maria Bonita, deu sequência à pesquisa de formas, de efeitos de transparência e de geometria iniciada no inverno passado e mostrou o seu desfile mais bonito e bem-acabado.
Clô Orozco, da Huis Clos, continua seu romance com o moulage, mas nesta coleção submetida a estruturas elegantes. As dobras são cada vez mais sutis e precisas e as alças ganham lugar de destaque no suporte das formas. A paleta de cores foi um espetáculo à parte, bancando tons difíceis e até masculinos, como o cáqui.


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