São Paulo, segunda-feira, 16 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HQ satiriza "lado humano" de bichos

"Liberty Meadows", criativa tira de Frank Cho, inventa defeitos em animais de reserva ambiental

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma mulher linda e apaixonante e um rapaz inseguro e apaixonado trabalham juntos em uma reserva ambiental.
Poderia ser uma história de amor, mas basta olhar os demais personagens para perceber que é o humor que predomina: um sapo-boi hipocondríaco, um porco fumante, um patinho carente e um urso profundamente ranzinza. Todos falantes, é claro.
Esse é o elenco da criativa "Liberty Meadows", tira em quadrinhos que chega ao Brasil neste mês na forma de livro.
Os bichos de "Liberty Meadows" parecem animais só na forma: jogam futebol americano, lêem histórias em quadrinhos e são viciados em televisão, especialmente no seriado "Xena". Todos têm defeitos, e muito da graça da série está aí.
O criador, Frank Cho, inventa situações para brincar com o lado "humano" dos seus bichos: a dificuldade em parar de fumar, a busca desajeitada por uma namorada, a preguiça de sair de frente da televisão e os freqüentes ataques de hipocondria do sapo-boi Leslie.
Além de bom narrador, Cho também é ótimo ilustrador. O humor não vem só das situações inusitadas mas também das piadas visuais. Um tombo, uma discussão, o ato de tomar sorvete e até uma tentativa malsucedida de espirrar: tudo pode virar humor graças a um desenho bem-feito.
Não há uma regra para o desenrolar das histórias. O foco não está apenas nos humanos com os bichos como coadjuvantes, nem o contrário.
Todos servem como veículo para as piadas. O próprio Cho aparece como personagem, conversando com os leitores: ele é representado como um chipanzé de gravata e sempre com cara de contrariado.
Cho também aproveita sua liberdade e brinca com a metalinguagem, com a moldura dos quadrinhos interferindo nas histórias, faz referências a personagens de TV ou de outras HQs e até se dá ao luxo de deixar o humor um pouco de lado e fazer tiras tristes sobre amigos que tiveram de se separar.
"Liberty Meadows" é publicada nos Estados Unidos como uma série independente. O trabalho criativo e bem-humorado de Cho chamou a atenção da editora Marvel, que publica Homem-Aranha, X-Men etc.
Hoje, ele ilustra um dos principais títulos da casa, "Mighty Avengers", série mensal estrelada pelos Vingadores.
É um trabalho de maior visibilidade, mas diferente do humor descompromissado e cheio de referências pop que pode ser visto em "Liberty Meadows".


LIBERTY MEADOWS - ÉDEN
Autor:
Frank Cho
Editora: HQM Editora
Quanto: R$ 32,90 (132 págs.)


Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: O Teatro Mágico registra seu circo musical em DVD
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.