São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2010

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VIVIAN WHITEMAN - ultima.moda@grupofolha.com.br

Close nas cifras

Grifes brasileiras investem em videoarte para valorizar campanhas e produtos de moda

A chamada "videoarte fashion"- modalidade que une publicidade e produções em vídeo com pretensões artísticas- já ganhou o mercado de moda internacional e conquista um número cada vez maior de grifes no Brasil.
"Usamos a videoarte quando queremos mostrar o conceito embutido na roupa, sob ângulos incomuns", diz Nobu Ogata, 32, diretor criativo e cofundador do coletivo multimídia e grife de moda OESTUDIO, que desfila coleções no Fashion Rio.
As grifes que investem nesse tipo de material buscam o tão falado "valor agregado". "A apresentação é tão ou mais importante do que o produto em si", afirma a fotógrafa Carolina Mizhari, 27, sócia do Carnificina Pictures.
O Carnificina é um projeto de Carolina e da estilista Camilla D'Anunziata, ambas cariocas. Juntas, elas criam roupas, acessórios e executam projetos de instalação, vídeo e fotografia artísticos para marcas de moda.
Com dois meses de vida, a empresa já tem dez clientes, entre eles, a multimarcas de luxo Avec Nuance e a grife Q-Guai. Ainda neste ano, a dupla, que cobra até R$ 35 mil por um projeto, abrirá um escritório em Londres.
O site Showstudio (www.showstudio.com), núcleo de videoarte comandado pelo fotógrafo de moda Nick Knight, é referência no mercado. O site exibe vídeos artísticos feitos por estilistas ou por artistas que mostram roupas de forma inusitada.
No mesmo site, há uma loja virtual, que vende objetos de moda com status e preço de arte. Um acessório de cabeça assinado pelo designer Nazir Mazhar, e usado por Lady Gaga numa foto, sai por 30 mil libras (R$ 80 mil).
A estilista Andrea Garcia, dona do Studio Pilar, que faz roupas de festa e veste gente como Marisa Monte, encomendou um vídeo para lançar sua nova coleção. "A ideia do vídeo surgiu porque descobri que praticamente todas as minhas clientes chegaram à loja via site", diz.
O vídeo do Studio Pilar tem trilha de Paco Garcia, do grupo Forró in the Dark, e direção da videoartista Marina Previato (protagonista do filme "O Amor Segundo B. Schianberg", de Beto Brant).


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