São Paulo, segunda-feira, 16 de setembro de 2002

Texto Anterior | Índice

EVENTO

Cineastas e críticos discutem estética e "cosmética da fome" nos filmes atuais

Glamourização da miséria no cinema é tema de debate

BRUNO YUTAKA SAITO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Embora ainda não haja um nome oficial para a atual safra de filmes brasileiros que abordam a miséria e a violência nacionais, termos como "cosmética da fome" e "espetacularização da violência" já circulam na mídia.
Para discutir a glamourização da miséria, o ciclo "Da Estética à Cosmética da Fome", que começa hoje, reúne alguns dos principais cineastas, técnicos e críticos brasileiros, como os diretores Fernando Meirelles ("Cidade de Deus") e Eduardo Coutinho ("Cabra Marcado para Morrer") e o diretor de fotografia de "Central do Brasil", Walter Carvalho.
Criadora da expressão "cosmética da fome", a pesquisadora Ivana Bentes é uma das que mais critica a realidade brasileira mostrada nos filmes atuais. Além dela, participarão do evento Inácio Araujo e José Geraldo Couto, respectivamente crítico e colunista da Folha, e os críticos Ismail Xavier e Lucia Nagib, entre outros.

DA ESTÉTICA À COSMÉTICA DA FOME. Onde: Espaço Unibanco (r. Augusta, 1.475, tel.: 288-6780). Quando: de hoje a qua., às 21h. Quanto: entrada franca. Na TV: Canal Brasil, dias 23/9, 30/9 e 7/10, às 19h30; e 10/10, às 20h.


Texto Anterior: Análise: Autor atualiza idéias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.