São Paulo, quinta-feira, 16 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

VEXAME 1
A "entrevista" da Secom (Secretaria de Comunicação) com o ministro Gilberto Gil, em que frases inteiras jamais ditas foram publicadas como sendo de sua autoria, não foi apenas a única desmentida até hoje por Gil depois de ter assumido o ministério. Foi a única entrevista na vida que Gil, que fala com jornalistas há décadas, teve que desautorizar por completo.

VEXAME 2
O ministro Luiz Gushiken, da Secom, já se desculpou com Gil e explicou que a tal frase teria sido extraída de um discurso do cantor na USP. Mas o problema foi maior: a própria frase dita na USP foi inteiramente modificada. Gil disse o seguinte: "A sociedade precisa de instrumentos para se defender de todo e qualquer fascismo", entre eles "o da exclusão social, o do obscurantismo, o da hegemonia de uma cultura, o do Estado, o das grandes corporações, o da mídia". Na Secom, a frase virou "seus setores estratégicos [da sociedade] estarão mais livres do fascismo das grandes corporações da mídia".

LICENÇA-AVÔ
Nasceu na noite de anteontem Sofia, a neta do candidato José Serra, que disputa a Prefeitura de São Paulo. Chegou um pouquinho antes do planejado -o nascimento estava previsto para o começo de outubro.

CASAS SEPARADAS
Ana Maria Braga não divide mais o teto com o namorado, Eduardo Rehder. Ele, que morava na casa da apresentadora, no Morumbi, saiu de lá para morar num flat. Que também pertence a Ana.

VISITA
Cosette Alves, que está acabando de montar seu apartamento em Washington, para onde mudou com o marido, João Sayad, está no Brasil. Veio especialmente para a reunião do Conselho Superior do Audiovisual, que discute a criação da polêmica Ancinav.

CANTORIA
A senadora Ideli Salvati (PT-SC), líder do PT no Senado, emagreceu mais de dez quilos nos últimos meses e incrementou o guarda-roupa com várias echarpes coloridas. Na manhã de ontem, no cafezinho onde os senadores se reúnem, ela foi perguntada sobre os motivos da mudança. Enrolada numa echarpe cor-de-rosa, ela saiu cantando: "É o amooooor, que mexe com a minha cabeça e me deixa assim..."

CAMINHO
Quem circula pelos Jardins deve evitar a alameda Lorena no domingo, 19. Uma grife do bairro vai fechar uma das pistas da rua, no trecho próximo à Consolação, entre 17h e 22h, para uma festa com mil convidados.

PESO PESADO
Quebra-cabeças na montagem da Casa Cor: João Armentano, responsável pela criação de um spa no local, encomendou um banco de madeira que pesa 1,5 tonelada. E só anteontem a equipe do evento encontrou um guindaste capaz de levantar tanto peso.

BENEFICENTE
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-ministro Pedro Malan, da Fazenda, serão as estrelas de um jantar para 300 empresários, dia 22, em São Paulo. Os ingressos serão cobrados e a renda será revertida para a construção da nova sede da Casa Hope, entidade beneficente que cuida de crianças com câncer, em São Paulo.

bergamo@folhasp.com.br

COM ALVARO LEME e DANIEL BERGAMASCO

CURTO-CIRCUITO

Marcelo Nova se apresenta hoje e nas próximas duas quintas-feiras no bar Coyote, da Vila Olímpia, a partir das 23h.
Jair Oliveira faz show hoje no restaurante Yamaai, às 20h30, com renda revertida para o instituto Sou da Paz.
É amanhã a sexta edição da festa Toy, que neste ano acontece no espaço The Week, na r. Guaicurus, 324, na Lapa.
Fábio Miguez abre hoje, às 20h, exposição na galeria Marília Razuk, na qual apresentará uma série inédita de pinturas.
A banca de advogados Alves, Vieira, Lopes, Atem & Remer montou equipe com quatro profissionais para cuidar da conta da Conspiração Filmes e da Diler & Associados.
A Lucky Disco Lounge, do Itaim, apresenta hoje o Festival Bacardi, com os DJs Paulinho Boghosian e Marcelinho, às 22h.
João Paulo Pastore e Alex Peterka promovem festa de inauguração do Kiss Me Bar & Disco, na Vila Madalena, às 21h.

SOCIEDADE

Alta-costura

"Eu conheci a Adalgisa Nery. Ela era feia", diz Beatriz Monteiro de Carvalho, referindo-se à mulher e musa do artista plástico Ismael Nery. Quem a ouvia era a crítica de arte Denise Mattar, convocada anteontem para uma missão: dar aula de moda a um grupo de 30 socialites para uma visita à exposição "Fashion Passion", que seria inaugurada horas mais tarde, na Oca do Ibirapuera.
 
A aula foi num auditório na Bela Vista, emprestado às amigas. Na primeira fila, antes de Denise começar sua palestra, Beatriz Monteiro, ou melhor, Beatrizinha, mostrava animada as fotos do casamento de sua sobrinha, Maria, filha de Olavo Monteiro Carvalho. A festa, no início do mês, foi assunto de colunas sociais e revistas de celebridades, levadas para a aula.
 
O coquetel de inauguração na Oca seria para convidados especiais, como elas -dali, algumas seguiriam para a exposição. Outras só verão a mostra em visita coletiva na semana que vem.
 
Berenice Villela de Andrade foi à aula "mais chique do que de costume porque vai daqui para o coquetel", entrega a colega Pierella Dalle Molle, de Chanel dos pés à cabeça. Denise Mattar começa a palestra com uma citação de Baudelaire: existe beleza imortal? Berenice não resistiu -e cochilou boa parte da aula.
 
Denise fala sobre a moda do século 19. As alunas soltam um "ooooooh" ao ver os efeitos do espartilho na cintura das mulheres. E riem encabuladas com o anúncio de um vibrador elétrico do início do século 20, usado para massagens.
 
No fundo da sala, Liliana Barcellos se inquieta com o atraso no término da aula, previsto para as 17h. Ela tinha preparado um coquetel em seu apartamento e temia que a demora prejudicasse o quórum. Foi embora 15 minutos depois. A palestra só terminaria às 17h40. O grupo, que há dois anos e meio estuda no Instituto Arte na Escola, tem outro "preparatório" neste mês, para uma visita à Bienal.


Texto Anterior: Programação
Próximo Texto: Teatro: Diretor francês prepara espetáculo com xavantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.