São Paulo, sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Banda britânica ajuda a dar clima de obras de Denis

CARLOS MESSIAS
DE SÃO PAULO

Um elemento fundamental no ambiente intimista e nos climas de desolamento de vários filmes de Claire Denis é a banda britânica Tindersticks.
O grupo, que faz música pop com arranjos de música clássica, compôs as trilhas de quatro filmes da cineasta. O vocalista, Stuart A. Staples, assinou as canções de "O Intruso" (2004), enquanto o ex-guitarrista e arranjador Dickon Hinchliffe é o responsável pelos temas do filme "Vendredi Soir" (2002).
A parceria é tão bem-sucedida que rendeu o box "Claire Denis Film Scores 1996-2009", com os CDs de todas as seis trilhas que os músicos compuseram para os filmes de Denis.
É interessante conferir como as músicas do grupo funcionam à parte das imagens. A trilha de "Nénette e Boni" (1996) é comparável a grandes álbuns da banda, enquanto no CD de "Trouble Every Day" (título original de "Desejo e Obsessão", de 2001) são exploradas 14 variações da faixa-título.


Texto Anterior: Raio-X: Béla Tarr
Próximo Texto: Coleção Folha traz drama de Vittorio de Sica neste domingo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.