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"BATMAN"/"BATMAN BEGINS"
Filmes são lançados com discos só de extras
Burton e Nolan retomam o homem-morcego de Kane
MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL
Aos 13 anos de idade o garoto
Robert Kahn viu um livro de
ilustrações de Leonardo da Vinci
em que aparecia um modelo de
planador e uma legenda onde se
lia "sua ave não terá outro modelo
que aquele do morcego".
Anos depois, já com o pseudônimo de Bob Kane, o garoto usaria seu talento para o desenho, sua
paixão por máquinas e a ilustração de Da Vinci para criar um
personagem de quadrinhos, o homem-morcego, Batman.
O lançamento em DVD dos dois
filmes que, cada qual à sua maneira, reiniciaram a mitologia do
personagem no cinema -"Batman" (1989), de Tim Burton, e
"Batman Begins" (2005), de
Christopher Nolan- permite
vislumbrar o herói que Kane tinha em mente desde o começo.
Desde sua primeira aparição, na
revista "Detective Comics" nš 27,
de 1939, o herói atormentado pelo
testemunho do assassinato de
seus pais é um vigilante soturno.
Inspirado fisicamente no Zorro e
psicologicamente no Sombra, o
Batman de Kane se transformou
em uma espécie de palhaço quando chegou à TV -a propósito,
um dos roteiros escritos para o filme de 1989 era cômico e previa
Bill Murray como Batman e Eddie
Murphy como Robin.
Quando o gótico Tim Burton
assumiu a empreitada de levar o
herói para as telas, tinha em suas
mãos um personagem revigorado
por uma série de quadrinhos brilhantes (como "O Cavaleiro das
Trevas", de Frank Miller) e fez um
filme à altura: seu Batman é sombrio, soturno, atormentado. Para
azar do morcegão, o diretor decidiu colocar Michael Keaton para
interpretá-lo, o que o fez ser eclipsado pelo Coringa de Jack Nicholson e seu humor psicótico.
Christopher Nolan retomou a
franquia neste ano após três outros filmes que contribuíram para
devolver o homem-morcego ao
papel de palhaço. O ambiente que
o diretor de "Amnésia" encontrou -filmes "sérios" de super-heróis, investindo mais nos perfis
psicológicos dos personagens, já
eram moda- era mais propício à
história que ele pretendia contar,
tornando a saga de Bruce Wayne
a mais realista possível. Boa parte
de seu filme é centrada na jornada
que transformou o milionário órfão no vigilante mascarado.
As obras de Burton e Nolan têm
em comum o fato de recontarem
a origem do herói remetendo ao
perfil criado por Bob Kane. Essa
impressão é reforçada pelos extras que acompanham cada filme
e que dão uma aula sobre o personagem e sobre a realização destas
duas adaptações para o cinema.
A Warner, talvez intencionalmente, colocou o DVD com os
melhores extras acompanhando
o filme mais velho. Nele estão não
apenas as histórias da épica filmagem conduzida por Burton como
também dois documentários indispensáveis para os fãs do morcego: "A Lenda do Cavaleiro das
Trevas", que tem depoimentos de
Frank Miller, Stan Lee e Kevin
Smith, entre outros, e o breve "No
Cenário com Bob Kane", em que
o criador vê sua obra virar filme.
Os extras de "Batman Begins"
são mais criativos na disposição
-eles aparecem no meio de uma
história em quadrinhos do herói- e obviamente mais modernos no formato, mas acabam sendo excessivamente técnicos.
Batman - Ed. Especial
Direção: Tim Burton
Distribuidora: Warner
Quanto: R$ 40, em média
Batman Begins
Direção: Christopher Nolan
Distribuidora: Warner
Quanto: R$ 50, em média
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