São Paulo, sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com uma ponta, Bill Murray é destaque em "Zumbilândia"

DA REPORTAGEM LOCAL

A tomada da Terra (ou pelo menos das telas de cinema) pelos zumbis tem como um dos protagonistas "Zumbilândia".
Escrito pela dupla Rhett Reese e Paul Wernick (ambos roteiristas de um programa do canal pago americano Spike) e dirigido pelo estreante em longas Ruben Fleischer, "Zumbilândia" entrou em cartaz nos EUA duas semanas atrás.
O filme já arrecadou US$ 50 milhões em bilheteria -custou cerca de US$ 23 milhões.
Em "Zumbilândia", alguns humanos tentam sobreviver em um mundo que está dominado por mortos-vivos. O grupo é liderado por Woody Harrelson e Jesse Eisenberg.
Mas, segundo a imprensa americana, o principal momento de "Zumbilândia" é uma ponta de Bill Murray, que interpreta ele mesmo em uma cena que faz referência a "Os Caça-Fantasmas". Eric Kohn, do "Wall Street Journal", escreveu: "Murray eleva a figuração em filmes a uma arte maior".
O decano crítico Roger Ebert afirmou no "Chicago Sun-Times" que a cena de Murray provoca "a maior risada do ano".
Saído do mercado de clipes musicais (dirigiu vídeos de gente como M.I.A. e Dizzee Rascal), Fleischer recolhe elogios pela forma como conduz o longa com boa dose de comédia.
Curiosidade: Harrelson é vegetariano ferrenho. Disse que só aceitaria o papel em "Zumbilândia" se Fleischer evitasse comer carne por uma semana.
Os roteiristas Rhett Reese e Paul Wernick já disseram que provavelmente haverá uma sequência do longa.
"Zumbilândia" tem previsão de estreia no circuito brasileiro em 4 de dezembro.

George Romero
Cultuado pelos fãs do cinema de horror, o norte-americano George Romero é provavelmente o cineasta mais citado quando o assunto é zumbi.
Ele dirigiu clássicos do gênero, como "A Noite dos Mortos Vivos", de 1968, e "Despertar dos Mortos", de 1978, que ganharam refilmagens.
Em seu mais recente filme, "Survival of the Dead", Romero narra a luta de alguns humanos para sobreviver, em uma ilha, ao ataque dos zumbis.
O filme foi exibido nos festivais de Toronto e de Veneza.

Na TV e em livro
Ontem o canal Multishow estrearia no Brasil a série britânica "Dead Set", que mistura ficção científica com reality show. O argumento: enquanto os participantes do "Big Brother" estão confinados na casa, um vírus que transforma as pessoas em zumbis se espalha pela Inglaterra. Os participantes permanecem alheios ao caos.
Nos EUA, é sucesso ""Pride and Prejudice and Zombies", em que "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, é mixado a história de zumbis. (TN)


Texto Anterior: Crítica: "Colin" é apenas mais um terror "caseiro" no cinema
Próximo Texto: Última Moda - Alcino Leite Neto: A moda morreu, viva a moda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.