São Paulo, sexta, 16 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES PAULO SANTOS LIMA

A ILHA MISTERIOSA
Bandeirantes, 13h20. (Mysterious Island). EUA, 1961, 101 min. Direção: Cy Endwood. Com Michael Craigh, Joan Greenwood, Michael Callan. Em plena Guerra de Secessão, balão com quatro homens é desviado de sua rota e vai parar numa ilha do Pacífico. Conto de Jules Verne levado para o cinema com mão precisa.

UM GAIATO NO NAVIO
SBT, 13h50.
(Cabin Boy). EUA, 1993, 81 min. Direção: Adam Resnick. Com Chris Elliott, Brian Doyle-Murray e James Gammon. Apaixonado pelo mar, garoto se dirige ao porto para embarcar num cruzeiro de luxo, mas acaba em um navio pulguento, onde fica deslocado. Para piorar, o navio encara várias "entidades" em alto-mar. Fuja!

LOUCADEMIA DE POLÍCIA 5 - MISSÃO MIAMI
Globo, 15h25.
(Police Academy 5 - Assigment Miami). EUA, 1988, 90 min. Direção: Alan Myerson. Com Matt McCoy, Janet Jones, George Gaynes. Por acidente, o ex-comandante Gaynes se apodera de uma fortuna em jóias roubadas e torna-se alvo de uma quadrilha da pesada. Seus antigos discípulos da academia entram em ação para resolver o problema dele. Comédia fraca, com piadas pra lá de batidas.

OLHA QUEM ESTÁ FALANDO
SBT, 22h.
(Look Who's Talking). EUA, 1989, 94 min. Direção: Amy Heckerling. Com John Travolta, Kirstie Allen, Olympia Dukakis. Taxista (Travolta) atende mãe solteira (Allen) na hora do parto. Em seguida, passa a se envolver com a criança e, sobretudo, com a mãe. Para engrossar o argumento (ralíssimo), providenciou-se que a criança começasse a falar. Ajuda um pouco, assim como o carisma de Travolta.

CASEI-ME COM UM XAVANTE
Cultura, 0h.
(Idem). Brasil, 1958, 86 min. Direção: Alfredo Palácios. Com Pagano Sobrinho, Maria Vidal, Lueli Figueiró. O marido de Leopoldina (Vidal) desaparece. Ele será localizado no Xingu, vivendo como cacique de uma tribo, com cinco mulheres. A partir daí se institui um simpático sistema de trocas entre o mundo branco e o dos indígenas. O grande destaque desse filme é o roteiro co-assinado pelo grande Luís Sérgio Person (diretor de "São Paulo S.A."). O filme, em si, não é nenhuma obra-prima, mas não passa vergonha se comparado às produções da Atlântida e Vera Cruz. No horário, a melhor coisa a ser vista. Preto-e-branco.

INTERCINE
Globo, 0h40.
A emissora promete como opções o inédito "Versace" (EUA, 1997, de Menahem Golan, com Franco Nero, Steve Bauer, Shane Perdue) e "Mad Max" (Austrália, 1979, de George Miller, com Mel Gibson, Joanne Samuel, Steve Bisley).

TAP - A DANÇA DE DUAS VIDAS
SBT, 2h05.
(Tap). EUA, 1988, 110 min. Direção: Nick Castle. Com Gregory Hines, Suzanne Douglas, Savian Glover. Filho de grande sapateador do Harlem, após anos na prisão, tenta retomar sua vida normal. Mas o mundo mudou. Mude você também, de canal, se não gosta de sapateado.

OPERAÇÃO NERVOS DE AÇO
Globo, 2h40.
(Full Eclipse). EUA, 1993, 93 min. Direção: Anthony Hickox. Com Mario Van Peebles, Patsy Kensit, Anthony Denison. Dedicado policial é convocado para combater, num esquadrão de elite, uma gangue de lobisomens que transformam suas vítimas em viciados em drogas. O filme, muito ruim e com uma história pra lá de descabida, vale reconsideração pela presença da bela Patsy Kensit, num horário tão ingrato quanto a direção de Hickox.

DESEJO DE VINGANÇA
Bandeirantes, 2h50.
(Passionate Revenge). EUA, 1996, 89 min. Direção: Nicholas Medina. Com Paul Michael Robinson, Shauna O'Brien, Jeanna Bodner. Durante uma viagem, homem casado transa com garota que acabara de brigar com o noivo. Depois, arrependido, ele sai de fininho e volta para casa. A moça tem problemas: seu noivo aparece assassinado; ela fica possessa e acusa o circunstancial amante pela morte do amado. A emissora é muito cruel com o telespectador de plantão. E, com esses nomes na ficha técnica, o que esperar?

A MÁQUINA DO AMOR
Globo, 4h15.
(The Honeymoon Machine). EUA, 1961. Direção: Richard Thorpe. Com Steve McQueen, Brigid Bazlen e Jim Hutton. Tenente da Marinha norte-americana usa o sistema de rastreamento do computador de bordo de seu navio para localizar o número no qual cairá a bolinha da roleta de um cassino em Veneza. Comédia fraquinha na qual McQueen fica visivelmente deslocado.


TV PAGA
O charme da despretensão

free-lance para a Folha

"O Destemido Senhor da Guerra" (TNT, 19h40) é um filme que instiga a curiosidade dos fãs do Clint Eastwood de "Bird". Afinal, o que levaria um autor de seu calibre a fazer um filme tão despretensiosamente tolo?
Talvez a resposta esteja nessa despretensão. Tratando da invasão norte-americana a Granada, esse filme é um exercício de descontração para Clint. E é óbvio que a falta de sensibilidade e o fraco roteiro contrastam com a sutileza e poesia de suas melhores obras.
O contrário ocorreu com Coppola em "Apocalypse Now" (Multishow, 3h40). Seu virtuosismo caótico reflete o calvário das filmagens, em que a penúria física e mental regeu os acontecimentos. O resultado: uma obra-prima. (PSL)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.