São Paulo, domingo, 16 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ilustrada 50 anos

Sabatinas e livro celebram caderno

Saramago e Bob Wilson serão sabatinados em eventos que fazem parte da comemoração do cinqüentenário da Ilustrada

Livro sobre a história do caderno, de autoria do jornalista Marcos Augusto Gonçalves, será lançado no dia 24, com mostra na Fiesp

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha promove na próxima semana duas sabatinas especiais em comemoração dos 50 anos da Ilustrada: no dia 25, terça-feira, às 18h, será entrevistado o dramaturgo norte-americano Bob Wilson; no dia 28, sexta, das 15h às 16h30, o sabatinado será o escritor português José Saramago.
Na segunda, 24, será lançado no foyer da sede da Fiesp (av. Paulista 1.313) o livro "Pós-Tudo - 50 anos de Cultura na Ilustrada" (Publifolha), de autoria do jornalista Marcos Augusto Gonçalves.
Na noite do lançamento será inaugurada uma exposição baseada na obra, que reúne imagens e textos publicados ao longo de 50 anos, além de depoimentos, cronologias e uma reportagem sobre a história do caderno, lançado em 10 de dezembro de 1958.
A sabatina com Wilson, 67, considerado um dos artistas mais importantes da atualidade, será realizada no auditório do Masp (Museu de Arte de São Paulo; av. Paulista, 1.578) e terá uma hora de duração. Saramago, 86, primeiro escritor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura (1998), será sabatinado no Teatro Folha (av. Higienópolis, 618, 2º piso). O autor vem ao país para lançar o romance "A Viagem do Elefante" (Companhia das Letras).
Os sabatinados responderão a perguntas de quatro entrevistadores e dos assinantes do jornal, que podem encaminhar suas questões até o dia do evento ao e-mail perguntada sabatina@grupofolha.com.br. Algumas delas serão selecionadas e apresentadas no evento.

Inscrições
As inscrições para participar das sabatinas estão abertas apenas aos assinantes da Folha. Os interessados podem ligar a partir de amanhã, das 14h às 19h, para 0/xx/11/3224-3473 ou enviar um e-mail para eventofolha@folhasp.com.br. É preciso informar nome completo, telefone, RG e código de assinante.
Bob Wilson veio ao Brasil participar da conferência Fronteiras Braskem do Pensamento, em Porto Alegre (dia 24), e apresentar uma palestra no Sesc (marcada para o dia 26), em São Paulo.

Textos, fotos, tiras, cartuns
O livro "Pós-Tudo - 50 Anos de Cultura na Ilustrada" foi realizado pelo editor do caderno, Marcos Augusto Gonçalves, entre março e setembro deste ano. O jornalista foi indicado para um programa interno da Folha, intitulado Semestre Acadêmico, que oferece a profissionais a possibilidade de se dedicarem por um período a atividades acadêmicas e a uma pesquisa relativa a algum veículo do grupo.
Além de uma reportagem que serve de fio condutor da história, o livro, com 368 páginas, traz uma antologia de textos publicados pela Ilustrada durante cinco décadas, linhas do tempo, fotografias, tiras, cartuns, ilustrações e entrevistas com jornalistas que participaram da trajetória do caderno.


Texto Anterior: Ratos e insetos atacam restaurantes finos de NY
Próximo Texto: Isto é Wilson
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.