UOL


São Paulo, terça-feira, 16 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Brasileiro sem final cai só 5% na Globo

Márcio Milani/MTV
SOL Paulo Bonfá e Marco Bianchi narram a primeira edição do "Rock Gol de Areia", torneio de futebol de areia da MTV disputado semana passada em Maresias, com bandas como Ultraje a Rigor

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Encerrado anteontem com o campeão definido três rodadas antes, o primeiro Campeonato Brasileiro de pontos corridos não foi tão ruim assim no Ibope, apesar das reclamações da Globo de que a falta de mata-matas e finais para disputar o título derruba a média de audiência do torneio.
De fato a média caiu, mas não foi tão drasticamente. Na Globo, o Brasileiro de 2003 fechou com média de 24 pontos na Grande São Paulo (do primeiro, em março, ao último jogo), uma queda de 4,8% em relação ao campeonato de 2002, que teve média total de 25,2 pontos na emissora.
Na Record, que também exibiu o torneio, o Brasileiro registrou neste ano média de 4,7 pontos na Grande SP, contra 5,2 pontos em 2002 (queda de 9,6%). O total de televisores ligados durante os jogos foi de 54% em 2003, contra 56% em 2002. Cada ponto no Ibope na Grande São Paulo equivale a cerca de 48,5 mil domicílios.
Mais longo que o torneio do ano passado (agosto/dezembro), o Brasileiro-03 (março/dezembro) teve audiências mais consistentes entre abril e julho e em setembro. Caiu muito em dezembro, quando sua média foi de apenas 21,6 pontos no Globo.
No ano passado, com as finais entre Corinthians e Santos, o Brasileiro teve seu pico em dezembro, com média de 36,9 pontos na Globo. Mas a audiência foi menor (entre 21,6 e 23,1) nos seus primeiros meses (agosto a outubro).

OUTRO CANAL

Alerta 1
Baixou um pânico no departamento jurídico da Globo, dois meses atrás, quando "Um Só Coração" já estava em gravação e sua exibição era irreversível. Os advogados temiam ações judiciais de descendentes de famílias tradicionais e/ou ricas, como os Chateaubriand, cujos antepassados são personagens da minissérie.

Alerta 2
O jurídico saiu a campo colhendo autorizações das famílias. Não só não encontrou resistência como foi estimulado a tratar personagens de forma crítica, sem bajulação. E Matarazzos e Penteados, por exemplo, continuam até hoje colaborando com os autores de "Um Só Coração", ambientada na primeira metade do século 20 em São Paulo.

Marca
Vai se chamar "Pé na Bunda" a versão brasileira de "Dismissed", que a MTV começa a gravar em janeiro em Maresias, litoral de São Paulo. No "reality show" original americano, duas pessoas fazem juntas uma "balada picante" com um pretendente do sexo oposto. No final, uma delas é dispensada.

Reprise
O SBT vai "criar" sua versão do "Vale a Pena Ver de Novo", da Globo. A partir de janeiro, dentro da "nova" faixa de novelas que exibirá à tarde, no lugar do "Falando Francamente", irá reapresentar suas produções nacionais. A primeira deverá ser "Fascinação" (1998), de Walcyr Carrasco, com Regiane Alves.

E-mail- daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Ueba! Pegaram o mendigo de "A Praça É Nossa"!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.