UOL


São Paulo, terça-feira, 16 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gil inaugura hoje Museu Aleijadinho

DA REDAÇÃO

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, participará da inauguração do Museu Aleijadinho, que acontece hoje, às 11h, em Congonhas do Campo (MG). O museu faz parte do programa Monumenta, de revitalização de áreas históricas degradadas.
O curador do museu será o artista plástico Emanoel Araújo. Nos anos 90, ele transformou a Pinacoteca do Estado de SP em um fenômeno de massa com mostras de artistas consagrados como Rodin e Picasso.
Projetado pelo português Alvaro Siza, o museu se situa próximo à localização original dos 12 profetas esculpidos em pedra-sabão por Aleijadinho -apelido do escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa (1738-1814)-, que se encontram em avançado estado de degradação.
A transferência dos profetas para um ambiente climatizado é discutida há mais de 30 anos. Igreja e moradores, porém, resistiam.
A idéia surgiu da constatação de que as esculturas estão se deteriorando por causa de vandalismo, da exposição ao sol e à chuva e, principalmente, da ação de fungos, que geram danos visíveis a olho nu. A origem do problema seria a estrutura das obras, composta de grandes quantidades de ferro, o que propicia a oxidação.


Texto Anterior: Artes: BH expõe "acervo policial" de peças sacras
Próximo Texto: Erudito: Petrobras Pró-Música anuncia programação 2004
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.