São Paulo, sexta-feira, 16 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


A outra história americana

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Não me lembro mais o nome do filme que ganhou o Oscar quando "Gangues de Nova York" (Universal, 21h) perdeu. O certo é que o filme de Martin Scorsese tem grandeza na abordagem histórica corajosa, como poucos.
Revela-nos uma história de gente sórdida, desqualificada. Mas é a gente sobre a qual se edificou Nova York -e isso não é pouca coisa. Talvez por isso o Oscar tenha escapado a Scorsese: não é tanto o excesso de violência que chocou os membros da Academia, mas, provavelmente, a percepção da proximidade dessa violência -dessa barbárie, seria mais correto dizer assim.
Essa barbárie hoje a América esconde ciosamente, enquanto atribui aos árabes toda a irracionalidade do mundo. Aí fica difícil emplacar.

TV ABERTA

O Filho da Pantera Cor-de-Rosa
Record, 14h.
(Son of the Pink Panther). EUA, 1993, 115 min. Direção: Blake Edwards. Roberto Benigni. Tentativa de ressuscitar a célebre série de humor, com Benigni no lugar de Peter Sellers. O novo detetive, Jacques Gambrelli, é, aliás, filho ilegítimo do inspetor Clouseau.

Busca Explosiva
Globo, 15h40.
(Simon Sez). EUA, 1999, 85 min. Direção:Kevin Elders. Com Dennis Rodman. Simon (Rodman) ajuda o velho amigo Nick, detetive particular, a livrar a filha de um ricaço de gangue de seqüestradores.

A Ilha da Garganta Cortada
Record, 22h30.
(Cutthroat Island). França/EUA, 1995, 123 min. Direção: Renny Harlin. Com Geena Davis. Geena herda do pai, pirata, um mapa do tesouro. Para encontrá-lo, conta com a ajuda de um prisioneiro instruído, capaz de decifrá-lo.

Durval Discos
Cultura, 22h45.
Brasil, 2002. Direção: Anna Muylaert. Com Ary França, Marisa Orth. Um jovem mantém uma loja de discos de vinil (não aceita CDs) em Pinheiros. Sua vida com a mãe e os vizinhos são motivo para um filme inesperado, pelo conteúdo, e surpreendente, pela formulação. Bela estréia da diretora.

Jack
SBT, 23h.
(Jack). EUA, 1996, 109 min. Direção: Francis Ford Coppola. Com Robin Williams. Williams faz um menino com doença rara que o faz envelhecer quatro vezes mais rápido do que as pessoas normais. Uma situação trágica, já se pode presumir, que leva ao isolamento e instiga preconceitos vários. Coppola trata o caso com extrema delicadeza e senso das medidas. Não é uma obra-prima, mas é bem superior à média.

Intercine
Globo, 1h40.
Para a sexta, o espectador-votante tem como opções "Marcação Cerrada" (1997, de Roger Christian, com Patrick Stewart) e "Encurralados no Paraíso" (1994, de George Gallo, com Nicolas Cage).

O Gato do Espaço
SBT, 3h15.
(The Cat from Outerspace). EUA,1978. Direção: Norman Tokar. Com Ken Berry. Espaçonave com um gato sofre acidente, o que o obriga a descer na Terra, o que não é tão difícil, e a encontrar alguém que conserte sua engenhoca, coisa mais complicada.

Topazio
Globo, 3h35.
(Topaz). EUA,1969, 126 min. Direção: Alfred Hitchcock. Com Frederick Stafford. Estamos às vésperas da crise dos mísseis, que opôs EUA e URSS em 1962. Alguém transmite informações sobre os EUA a Fidel Castro. Estamos às voltas com uma intriga com excesso de personagens e um tanto de falta de foco, que resulta num dos mais fracos filmes de Hitchcock. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Eu vou gritar "Volta FMI!"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.